Acupuntura para emagrecer: conheça o tratamento e seus benefícios

0
186

Acupuntura para emagrecer: conheça o tratamento e seus benefícios 

A obesidade é um dos maiores problemas atuais da sociedade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada oito adultos no mundo sofre com o excesso de peso e as estimativas é de que esse número cresça ainda mais. Para 2025, a projeção é de que exista no planeta cerca de 700 milhões de pessoas obesas, incluindo também crianças.  

Uma forma lutra contra estes números verdadeiramente assustadores é fazer uso da acupuntura para emagrecer. Utilizada na Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura para emagrecer pode auxiliar no controle da gordura, atuar na redução do inchaço e controlar níveis de estresse e ansiedade. 

Acupuntura para emagrecer: como funciona o tratamento? 

A acupuntura no tratamento da obesidade e do excesso de peso funciona por meio da aplicação de agulhas em pontos estratégicos do corpo, os chamados meridianos, pois eles funcionam como canais que transportam a energia vital. 

De acordo com os ensinamentos chineses da acupuntura, o corpo humano possui em sua estrutura física uma corrente energética que deve fluir normalmente. Porém, a cada influência externa, como causas emocionais por exemplo, essa energia simplesmente paralisa, dificultado o fluxo natural e gerando desconforto físico ou psicológico. 

Em uma consulta normalmente o acupunturista irá avaliar, por meio de uma entrevista detalhada, quais são as causas das principais queixas do paciente. As perguntas variam entre questões que envolvem o corpo físico, as atividades praticadas e as emoções vividas ao longo da vida. Assim será mais fácil para compreender as reais necessidades e escolher a forma mais eficaz de tratamento. 

As sessões geralmente possuem a duração de 30 minutos e o tratamento completo varia conforme a resposta do organismo de cada um dos pacientes. Por questões de saúde, as agulhas aplicadas devem ser descartáveis e a clínica deve apresentar boas condições de higiene, conforme as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Não há contraindicação e a acupuntura pode ser aplicada também em crianças. Mulheres gestantes devem fazer o tratamento com acompanhamento médico. 

Benefícios da acupuntura para perder peso 

Durante a aplicação da acupuntura no tratamento da obesidade, o paciente será cuidado de maneira única integrando o corpo e a mente. Um dos principais problemas do excesso de peso é a ansiedade que, se não controlada, pode causar no indivíduo transtornos alimentares intensos. Por conta disso, a aplicação da acupuntura pode auxiliar no controle dos níveis de estresse e causar o relaxamento necessário para conquistar a autonomia alimentar, sem a interferência das emoções. 

Confira outros benefícios: 

– Elimina toxinas;

– Reduz líquidos em excesso;

– Diminui a gordura localizada;

– Controla a ansiedade e níveis de estresse;

A acupuntura para emagrecer é apenas um complemento para o processo de perda de peso. É preciso aliar o tratamento com práticas saudáveis de vida como uma alimentação saudável, práticas esportivas e boas noites de sono. Se não controlado, o excesso de peso pode se tornar obesidade, uma doença crônica que reduz a qualidade de vida dos indivíduos, oferecendo o risco do surgimento de graves doenças como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here