Alergia ao suor é causada por hipersensibilidade ao calor

0
678

Alergia ao suor é causada por hipersensibilidade ao calor

O suor é uma reação natural do nosso organismo para manter a temperatura corporal quando há aquecimento. Mas sudorese em excesso pode provocar alergia ao suor por causa da hipersensibilidade ao calor.

 

As causas do aumento da temperatura corporal e, consequentemente, da alergia ao suor, podem ser várias, como exposição ao calor, exercício físico intenso, consumo de bebidas quentes, ingestão de alimentos muito temperados e uso de tecidos sintéticos e roupas apertadas.

Alergia ao suor: sintomas

O aparecimento de pequenas pápulas (bolinhas) avermelhadas, em especial no rosto, pescoço e tronco pode ser sinal de reações alérgicas ao suor . Essas marcas podem surgir também nos antebraços, pulsos e coxas .Em alguns casos, as lesões se juntam e formam urticária, mais conhecida como “vermelhão”. Elas coçam bastante, surgem  e desaparecem espontaneamente.

 

Em alguns casos, a alergia ao suor pode ser acompanhada de febre , cansaço, dor na barriga, diarreia, dor de cabeça e falta de ar. Em casos graves, há  queda da pressão arterial e desmaios.

O diagnóstico é feito através do histórico do paciente e da análise dos sintomas. Geralmente, os sintomas surgem logo após a exposição ao sol e/ou aumento da temperatura corporal.

 

Quando há dúvidas, os médicos podem fazer teste de provocação, submetendo a pessoa a esforço físico intenso ou aquecimento até as lesões aparecerem.

Prevenção da alergia provocada pelo suor

É importante hidratar bem a pele e beber muito líquido para prevenir a alergia ao suor. Principalmente no calor, deve-se evitar banhos e bebidas muito quentes.

Usar roupas com tecidos leves, evitando roupas apertadas e tecidos sintéticos são boas formas de evitar sudorese. Em relação aos bebês, manter a fralda sempre seca é uma forma de prevenção. .

 

O tratamento para o problema é feito com anti-histamínicos e o uso de água termal pode ajudar a suavizar os sintomas.

 

O suor é uma reação natural do nosso organismo, mas sudorese em excesso pode provocar hipersensibilidade ao calor e alergia ao suor. Por isso, a melhor prevenção é evitar os fatores que aumentam a temperatura corporal, como a exposição solar e o exercício físico. Permanecer em ambientes climatizados sempre que possível também previne as reações alérgicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here