Alimentação para Gestante: conheça os nutrientes essenciais

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Alimentação para Gestante: conheça os nutrientes essenciais

 

A alimentação para gestante é definida pelo médico que a acompanha durante o pré-natal ou por um nutricionista. Mas existem muitos alimentos saudáveis que podem ser consumidos pela futura mãe, que possuem nutrientes e ajudam em diversos aspectos.

Quando falamos sobre alimentação para gestante, os itens que estão no topo da lista são os alimentos naturais. Vamos explorar um pouco o mundo dos nutrientes que podemos encontrar nas feiras e supermercados mais próximos.

 

O que comer na gravidez: a alimentação para gestante é simples

 

Não existe um cardápio pronto ou uma lista definitiva da alimentação para gestante. Não é necessário seguir aquele mito de que na gravidez a mulher deve comer por dois. Até mesmo porque comer a quantidade que duas pessoas adultas comeriam vai fazer com que a mãe ganhe peso desnecessário, e correr o risco de desenvolver diabetes gestacional, entre outros problemas.

Como nossa intenção não é passar um cardápio, muito menos prescrever qualquer tipo de dieta, desenvolvemos uma lista dos nutrientes essenciais para a gestante e seu bebê, e as sugestões de alimentos que podem fornecê-los.

 

5 nutrientes essenciais na gravidez

 

  1. Ferro: o consumo de ferro deve ser reforçado para que a grávida não desenvolva uma anemia. Os alimentos que mais possuem concentração de ferro são as carnes vermelhas, os peixes, as leguminosas (feijões e lentilhas), as oleaginosas (castanhas, amêndoas, avelãs, nozes, pistache), as frutas secas, e os vegetais verdes (agrião, rúcula, espinafre, couve e brócolis);
  2. Ácido fólico: é essencial para o bom desenvolvimento do feto. Os alimentos ricos em ácido fólico são os vegetais escuros, os aspargos, as frutas cítricas, as leguminosas, o abacate, o quiabo, as sementes e nozes, a couve-flor, e muitos outros;
  3. Vitamina C: é ela quem vai ajudar o corpo a absorver melhor os dois nutrientes citados acima, ferro e ácido fólico. A vitamina C pode ser encontrada em diversas frutas, hortaliças, ou pode ser prescrita pelo médico em forma de suplemento;
  4. Vitamina B6: Entre os alimentos que são fontes ricas de vitamina B6 estão a semente de girassol, a banana, os peixes e frutos do mar cozidos, a ervilha, o inhame, o pão integral, as nozes, o alho, o suco de tomate, e diversos outros;
  5. Cálcio, Vitamina D e Magnésio: aqui listamos estes 3 nutrientes juntos, como se fossem uma única categoria, pois todos são complementares. Eles ajudam na formação óssea do bebê, previnem a osteoporose na mamãe e estimulam a produção de leite. Para garantir um bom aporte desses nutrientes, pode-se consumir leites e derivados, bebidas de soja, tofu, ovos, peixes e cereais integrais.

 

Um cuidado que se deve ter na nutrição para gestantes é em consumir alimentos sempre frescos e bem lavados. Os médicos desaconselham o consumo de carnes e peixes crus, pois podem gerar riscos para a mãe e para o bebê.

Uma alimentação para gestante equilibrada e a prática de exercícios leves, desde que liberada pelos médicos, contribuem para que a mulher tenha uma gravidez feliz e saudável.

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