Qual a melhor alimentação saudável para emagrecer?

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Qual a melhor alimentação saudável para emagrecer?

Perder barriga, entrar no peso ideal e caber nas roupas não precisa ser o resultado de uma luta diária. Veja como emagrecer de forma saudável!

Ter uma alimentação saudável para emagrecer não é coisa de outro mundo. Você não precisa fechar a boca se quiser fechar o zíper. O que ninguém conta a você é que para perder peso não é preciso focar em apenas uma dieta para emagrecer.

Aliás, o segredo está justamente no equilíbrio e na aceitação com o seu corpo. Antes de definir qual a melhor alimentação saudável para emagrecer, você verificou se precisa mesmo perder peso?

Se você anda descontente com a sua figura e quer melhorar, procure ajuda profissional primeiro. Às vezes você não precisa eliminar uns quilos, é mais uma questão de tonificar a musculatura e melhorar a postura.

Em outros casos, você pode estar acima do peso ideal e precisar mesmo reduzir. Quando é assim, o nutricionista fará para você um plano com uma alimentação saudável para perder gordura.

O que é uma alimentação saudável para emagrecer?

Muita gente acha que na hora de reduzir medidas o ideal é cortar tudo. E hoje em dia está na moda cortar o glúten, a lactose, os carboidratos e por aí vai. A verdade é que tudo vai depender das suas necessidades fisiológicas.

Se você não possui intolerâncias alimentares, não tem porque fazer esses cortes. A alimentação saudável para emagrecer consistem em priorizar alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais. Isso não quer dizer eliminar as gorduras do prato.

Já está mais do que comprovado cientificamente que muitas das gorduras são boas e inclusive ajudam no processo de perda de peso. É o caso dos ácidos graxos, presentes no abacate, nas oleaginosas, na gordura vegetal em geral e nos peixes.

Como montar um cardápio?

Você não precisa montar um cardápio se o seu objetivo é uma alimentação saudável para emagrecer. Não precisa se prender a uma dieta fixa.

No início, o melhor é optar por uma reeducação alimentar. Ou seja, corte os excessos. Se você come doces todos os dias, reduza para comer apenas no final de semana. Troque o refrigerante e os sucos de caixinha por água e chás sem açúcares. Essas pequenas mudanças já darão resultados bastante significativos em um mês.

Outra forma bacana de perder peso é repensar o seu prato. Em todas as refeições, almoço e janta, ele deve ser colorido, com um terço de salada, um terço de grãos e vegetais e um terço de proteínas.

E vale também a lei da compensação. Se você saiu com as amigas ontem, tomou cerveja e comeu pizza, hoje você pode pegar mais leve, ficar pelo suco detox e uma saladinha de atum.

Preciso deixar de comer chocolate?

Tem gente que desiste da alimentação saudável para emagrecer antes de começar, só de pensar no que não poderá comer. De novo, você não precisa se restringir. Claro que pode comer chocolate, mas se o seu objetivo for a perda de peso, quanto menos comer, melhor!

Substitua os doces por suas versões mais saudáveis. Hoje em dia você encontra uma série de barras de chocolate 70% cacau, que além de deliciosas fazem bem ao coração e aliviam sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM).

Qual a vantagem de não restringir alimentos?

O bom de não restringir por completo a sua alimentação é que você evita os rompantes. Sabe, aquele dia que você enlouquece com a dieta e come tudinho que faz mal.

Quem tem uma dieta balanceada acaba por refletir isso por fora e não é só no peso. Comer bem deixa você mais feliz, mais leve e muito mais disposta!

Não se esqueça também que beber bastante água e fazer exercícios físicos fazem parte de um plano saudável para emagrecer.

Fonte: The New England Journal of Medicine e Revista Saúde Coletiva

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