Descubra os alimentos que ajudam na cicatrização

0
348

Descubra os alimentos que ajudam na cicatrização pós cirurgia

Elaborar uma dieta com alimentos que ajudam na cicatrização não é uma tarefa difícil, desde que você tenha disciplina e um pouco de paciência para pesquisar sobre como cada um deles vai te beneficiar. Comer os alimentos certos após uma cirurgia, por exemplo, pode promover uma cicatrização mais rápida e minimizar o inchaço, os hematomas e a inflamação que frequentemente acompanham os procedimentos cirúrgicos. Além disso, com a administração de antibióticos nosso estômago fica mais sensível e é nessa hora que os alimentos que ajudam na cicatrização entram como protagonistas. Minimizando o transtorno digestivo causado pelo excesso de medicação. E claro, alimentando seu corpo corretamente, você obtém a energia necessária para voltar à sua rotina normal mais rapidamente.

Alimentos que ajudam na cicatrização

A seguir vamos exemplificar alguns alimentos que ajudam na cicatrização e recuperação pós cirurgia para que você possa se alimentar saudavelmente e acelerar seu processo de cura.

  1. Produtos lácteos: Após uma cirurgia antibióticos são rotineiramente prescritos para prevenir infecções. Eles atuam em duas frentes no seu corpo: combatendo as más bactérias e também dizimando as boas que revestem seu trato digestivo. além de desempenhar um papel fundamental na função do seu sistema imunológico, as boas bactérias ajudam na sua digestão. Portanto uma boa ideia é repopular o seu trato digestivo com produtos lácteos fermentados como o kefir e o iogurte. O kefir é ideal porque uma pequena porção fornece mais de 10 bilhões de culturas vivas e ativas. O iogurte fornece menos espécies e uma menor contagem bacteriana. Ao escolher, leia os rótulos como o teor de açúcar e as calorias, que costumam ser maiores nos produtos saborizados.
  2. Arco-íris de vitaminas: Aumente sua ingestão de antioxidantes após uma cirurgia, se quer ter uma boa cicatrização, comendo frutas o mais coloridas possíveis, como mirtilos, morangos, amoras, cerejas e romãs. Estes frutos contêm antocianinas, compostos que não apenas aumentam os efeitos da vitamina C, mas também melhoram a integridade capilar e estabilizam a matriz de colágeno.
  3. Fibras: consuma fibras, isso vai ajudar com que seu corpo mantenha uma rotina de descarga, isso é, não permita que haja constipação intestinal, pois isso somente retarda seu processo de cicatrização. Além de beber muita água, comer algumas ameixas secas todos os dias ajudará a manter o fluxo. As ameixas são uma fonte rica de fibras solúveis e insolúveis que suavizam e adicionam volume às fezes.
  4. Nozes e sementes: o zinco encontrado nas nozes e frutos secos é necessário para o bom funcionamento do sistema imunológico. O corpo requer que o zinco ative as células de imunidade, promovendo um processo de cicatrização mais rápido. O zinco também é importante para a cicatrização de feridas, pois esse mineral é necessário para a síntese de proteínas e o crescimento celular.

Alimentos que atrapalham a cicatrização

Nem só de alimentos que ajudam na cicatrização nossas dietas vivem, não é? Por esse motivo é importante conhecer os alimentos que podem atrapalhar seu processo de cura, seja de uma machucado simple sou em um pós operatório. Portanto, as medidas que devem ser tomadas são fugir de:

  • Açúcares: balas, chocolates, açúcar branco, sobremesas, gomas, biscoitos e pão branco.
  • Produtos ricos em açúcar, mesmo sendo naturais, mel e melaço de cana não são apropriados.
  • Carnes gordas: porco, salsicha, linguiça, bacon, enchidos como a mortadela e o presunto.
  • Bebidas açucaradas: refrigerantes, achocolatados.
  • Bebidas alcoólicas: qualquer tipo de bebida alcoólica.

Da próxima vez que você for ao supermercado, certifique-se de incluir os alimentos que ajudam na cicatrização. Esses alimentos farão sua lista de compras tornar o seu processo de cura mais rápido. No entanto, não deixe de perguntar ao seu médico quais os alimentos ele recomenda para o seu caso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here