Alimentos que aumentam o colesterol ruim

0
274

Alimentos que aumentam o colesterol ruim

Sabe aquele hambúrguer com batata frita? É uma bomba para seu coração! Veja outros alimentos que você deve manter longe para o bem da sua saúde.

A saúde do coração está diretamente ligada ao que comemos e o problema é que nós consumimos muitos alimentos que aumentam o colesterol sem nos atentarmos para o risco que eles oferecem ao nosso coração.

O colesterol é uma gordura presente naturalmente no corpo, dividido em dois grupos: o colesterol bom (HDL) e o colesterol mau (LDL). Quando ambos estão em níveis normais no sangue, são fundamentais para o bom funcionamento das células, dos hormônios e até do sistema nervoso. O problema é que o consumo frequente de alimentos que aumentam o colesterol ruim desequilibram essas taxas e o resultado é o surgimento principalmente de doenças cardiovasculares. O assunto é tão sério que, segundo a Organização Mundial de Saúde, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% das mortes no mundo.

Comidas calóricas, ricas em gordura hidrogenada, sódio e conservantes são perigosas para o coração. Veja outros alimentos que aumentam o colesterol ruim e, por isso, você reduzir ao máximo o consumo.

Alimentos que aumentam o colesterol ruim

1.Hambúrguer

A praticidade das comidas fast foods esbarra no risco que elas oferecem à saúde. O hambúrguer é um alimento com altíssimo teor de colesterol e sódio, isso sem falar nos conservantes.

2.Frituras

Batata frita, pastel e salgadinhos são alimentos que aumentam o colesterol. Mesmo quando fritos em óleo vegetal, como canola ou soja, ou em azeite, oferecem risco, pois quando um alimento passa por altas temperaturas, sofre reações químicas perigosas à saúde. Experimente assar no lugar de fritar, já ajuda.

3.Sorvete

O sorvete é um dos líderes no ranking dos alimentos que aumentam o colesterol ruim. Basta um copo de sorvete para consumir mais gordura do que em um hambúrguer e mais colesterol do que 10 donuts. Dê preferência a frutas frescas, menos calóricas e ricas em fibras, vitaminas e nutrientes. Uma receita básica é bater banana congelada com morango, fica um sorvete delicioso!

4.Carnes gordas

É melhor deixar a gordura na carne mal passada para lá, pelo bem do seu coração. Quando preparar a carne, remova a gordura aparente e prefira as versões grelhadas e bem passadas ou cortes magros de carne, como lombo e alcatra.

5.Lagosta

É difícil acreditar, mas a lagosta está na lista dos alimentos que aumentam o colesterol ruim. 85 gramas de lagosta tem 61 mg de colesterol, imagina então quando ela é dourada na manteiga, outro alimento que aumenta o colesterol? Fuja também das lagostas congeladas, com conservantes.

6.Frango frito

A questão não é o frango. Aliás, ele é uma proteína com baixo teor de gordura. O problema está no preparo. Manter a pele ou fritar o frango é transformá-lo em um dos alimentos que aumentam o colesterol.

7.Margarina e manteiga

Margarina e manteiga estão no mesmo patamar de colesterol ruim. O ideal é restringir ao máximo o consumo das duas. Uma boa alternativa é usar creme vegetal ou queijos magros ou na versão light.

8.Pipoca de micro-ondas

A pipoca de micro-ondas está cheia de manteiga, óleo e sal, ingredientes que aumentam o colesterol. Se você é fã de pipoca, prefira prepará-la sem manteiga nem sal. Pode temperar com um pouco de azeite e parmesão, também fica uma delícia.

9.Queijos amarelos

Todo queijo cujo ingrediente principal é o leite integral é fonte de gorduras saturadas e, por isso, um alimento perigoso para o coração. Queijo prato, coalho, brie, cheddar, muçarela, parmesão, minas padrão, entre outros estão na lista dos alimentos que aumentam o colesterol ruim quando consumidos em excesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here