Alimentos que causam celulite: descubra agora quais são

0
310

Alimentos que causam celulite: descubra agora quais são

 

Uma das características que incomodam as mulheres é a celulite. O nome científico é lipodistrofia ginóide, que significa, na prática, o depósito de gordura sob a pele. Existem sim alguns alimentos que causam celulite, mas também há outros fatores que dão a aparência de casca de laranja na pele, como a genética, problemas circulatórios e o desequilíbrio hormonal.

Mas hoje vamos falar especificamente dos alimentos que causam celulite ou podem agravar o aparecimento dela.

 

Lista dos alimentos que causam celulite

 

Abaixo você pode ver alguns dos alimentos que causam celulite e que você pode evitar caso esteja incomodada com a aparência das pernas e bumbum.

 

  • Doces e gorduras: como a celulite é um acúmulo de gordura sob a pele, consumir doces e gorduras em excesso pode piorar a situação. Isso acontece porque são alimentos que nem sempre são bem absorvidos pelo organismo, e que podem causar inflamações. Resumindo, o açúcar e gorduras que não são totalmente absorvidos tendem a ficar acumulados no corpo, resultando no aumento de peso e na celulite.

 

  • Cafeína: o café é uma substância termogênica [inserir link do artigo alimentos que ajudam a emagrecer] que pode ajudar a emagrecer, por acelerar o metabolismo. Porém, o problema é quando se consome cafeína em excesso, seja no cafezinho clássico ou em forma de chás, como o verde e o mate. São dois os motivos de a cafeína em excesso aparecer na lista dos alimentos que causam celulite: pode causar desidratação devido ao efeito diurético e prejudicar a circulação.

 

  • Sódio: o excesso de sal na alimentação pode causar diversos problemas, entre eles a celulite. Isso acontece porque o sódio em grandes quantidades causa a retenção de líquidos, e isso pode afetar a aparência da pele. E não é só o sal de cozinha que está repleto de sódio, mas também os alimentos industrializados, refrigerantes e até docinhos.

 

  • Álcool: o consumo de álcool em excesso contribui com vários fatores que aumentam a celulite. Entre eles estão a diminuição da circulação sanguínea, a retenção de líquidos, a produção de radicais livres, e a metabolização do álcool pelo fígado, que no fim se transforma em gordura. Então o ideal mesmo é controlar a ingestão das bebidas alcoólicas.

 

Como fugir dos alimentos que causam celulite e preveni-la

 

A melhor forma de tratar a celulite é procurar um médico dermatologista que vai avaliar cada caso em particular. Mas medidas simples podem ajudar a diminuir a celulite ou evitá-la.

 

  • Adote uma alimentação saudável [inserir link do artigo como ter uma alimentação saudável]: você pode procurar um nutricionista, e ele encontrará a melhor dieta para o seu tipo de corpo. Pequenas alterações benéficas na alimentação já podem ajudar, como por exemplo, fugir dos alimentos que causam celulite, diminuir o consumo de industrializados e aumentar a ingestão de água.

 

  • Pratique atividades físicas: os exercícios físicos são aliados para combater a celulite e para ter um corpo saudável. Seja na academia, nos esportes ao ar livre ou na boa e velha caminhada, encontre um jeito de manter seu corpo em movimento. Sua saúde em geral agradece.

 

  • Aposte na drenagem linfática: Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a drenagem linfática “tem influência direta no aumento da oxigenação dos tecidos, favorece a eliminação de toxinas e metabólitos, aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestório, aumenta a quantidade de líquidos a ser eliminada e melhora as condições de absorção intestinal, dentre outras funções”. Então a drenagem linfática ajuda a tratar a celulite e traz muitas outras vantagens para seu corpo.

 

Agora você já conhece os alimentos que causam celulite, e algumas maneiras de prevenir ou tratá-la. Porém, não se esqueça de que a maioria das mulheres têm celulites na perna e no bumbum, o que torna isso uma coisa normal, e não é considerado uma doença. Você continua linda, mesmo tendo uns furinhos aqui e ali. Mas se a celulite for realmente um problema para você, é possível procurar um dermatologista para encontrar o melhor tratamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here