6 alimentos que causam cólicas no bebê

0
521

6 alimentos que causam cólicas no bebê

Você sabia que existem alimentos que causam cólica no bebê? Sim. Seja via direta, como em papinhas e sopas, aos bebês após os 6 meses. Seja por via indireta, através do leite materno. Uma criança com cólica é difícil de acalmar e nem sempre percebemos a causa do choro de imediato. O estresse causado pelas cólicas podem ter muitas causas, dentre elas a alimentação da mãe. Uma dieta que não contenha alimentos que causam cólicas no bebê é aconselhada enquanto estiver no período de lactante, mas ela depende um pouco da observação que você terá de fazer às reações do seu filho. Acompanhe nossas dicas.

Quais os alimentos que causam cólicas no bebê?

Muitas pessoas acreditam que comer alimentos que causam cólicas no bebê pode ser o início de noites mal dormidas. A verdade é que além do alimentação da mãe é necessário observar o que está introduzindo ao seu filho. As cólicas têm o poder de levar as mamães à loucura, mas saiba que são normais. Isso porque o sistema digestivo do seu filho está se formando e crescendo com ele. Sabemos que essas mudanças, pelo menos nos primeiros 5 meses, serão bem incômodas, portanto melhor tentar atenuar. Cólicas podem ser sentidas até os 12 meses, mas é uma situação mais incomum, elas costumam aparecer, geralmente, em bebês entre os 2 e 5 meses de idade.

Se você é uma das mães que acredita que existam alimentos que causam cólicas no bebê, é melhor prestar bastante atenção a essa informação: não há um motivo concreto pelo qual os bebês têm gases, isto é, não é somente pela alimentação que isso começa. Portanto, para deixar você mais tranquila em relação à sua dieta, trazemos aqui algumas dicas do que não consumir, enquanto estiver amamentando:

Chocolate

Não fique triste, sabemos que você adora um chocolatinho, mas explicamos: leite e cafeína podem deixar seu bebê desconfortável. Se for impossível viver sem um pedacinho do seu doce favorito, opte pelos chocolates com pouca ou sem adição de leite e tente encontrar um doce sem cafeína. A Alfarroba pode ser um excelente substituto em horas de crise.

Carne vermelha

Este alimento demora mais para ser digerido por seu intestino, levando à fermentação. Isso pode causar gases no bebê. No entanto não há nada comprovado cientificamente sobre este fato, portanto tente reduzir o consumo, seu corpo agradecerá.

Cafeína

Fique longe de produtos que contenham cafeína. Ela vai deixar você desperta, mas seu bebê ainda mais agitado. Em nenhuma fase do crescimento é recomendado à mãe lactante consumir cafeína. Fique de olho nos rótulos.

Leguminosas

Deixe o feijão, a lentilha, a soja de lado por algum tempo. Eles têm o fantástico poder de encher você de gases e não será diferente com seu filho. Determinados alimentos fermentam no intestino da mãe e acabam por afetar o bebê através da amamentação

Brócolis

Assim como o brócolis a couve está na lista dos alimentos que causam cólicas no bebê. A alta concentração de enxofre nesses alimentos facilita o surgimento de gases tanto na mãe quanto no bebê, tenha cautela.

Leite de vaca

O leite em si não é o problema, mas sim a lactose. Substitua suas porções de leite diárias por bebidas vegetais, como leite de arroz, soja ou aveia. Vai notar melhora, com certeza.

O importante é observar o que pode estar fazendo mal ao seu filho, antes de sair cortando tudo da dieta.

Alimentos que causam cólicas no bebê: alergias alimentares

Não existe uma causa exata para determinar de onde vem as cólicas. Os alimentos que causam cólicas no bebê podem de fato nem ser o grande vilão causador de choro no seu filho.

  • Alergias alimentares: Algumas mamães não conseguem produzir leite e por isso utilizam fórmulas para alimentar seus filhos. Isso pode causar uma alergia à proteína do leite. A intolerância à lactose quando descoberta deve ser reportada imediatamente ao pediatra.
  • Álcool: você quer comemorar e entendemos que beba um pouco de álcool. Mas ´+e bom lembrar que seu bebê também estará exposto ao efeito de seu drink. Mantenha-se sempre hidratada com água e deixe as comemorações regadas à álcool para depois de deixar de amamentar.
  • Fumar: não precisamos falar sobre todos os malefícios que fumar causa, não é? Se você é uma fumante de longa data e não consegue deixar do vício, mas conseguiu ficar durante 9 meses sem nenhum cigarrinho a dica é: não volte a fumar. Isso prejudica sua saúde e a saúde do seu bebê. Não somente a digestiva como também a pulmonar.     

Os alimentos que causam cólicas no bebê podem ser evitados de muitas formas, pense sempre na saúde de seu bebê em primeiro lugar, antes de levar algum alimento que acredite ser uma ameaça ao bom crescimento do seu filho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here