Alimentos com glúten: o que os celíacos não podem comer

0
164

Alimentos com glúten: o que os celíacos não podem comer

 

Antes de fazer uma lista dos alimentos com glúten, vamos explicar o que é essa substância que ficou tão famosa ultimamente.

O glúten é uma mistura de proteínas que estão presentes nas sementes de cereais da família das gramíneas, e é encontrado principalmente no trigo, na cevada e no centeio. Porém, ele não está só nessas formas mais puras, há muitos alimentos com glúten encontrados nos supermercados.

 

Intolerância a alimentos com glúten e principais sintomas

 

Os celíacos são portadores de uma doença autoimune crônica que atinge o intestino delgado. O que acontece é que nessas pessoas os alimentos com glúten não são bem digeridos, e causam a intolerância ou alergia.

Os principais sintomas da doença celíaca são os gastrointestinais. É comum para quem tem alergia a alimentos com glúten ter constantes diarreias, dores de barriga e excesso de gases. Para além do que acontece dentro da barriga, outros sintomas da intolerância ao glúten são a fraqueza, anemia, perda de peso e queda de cabelo.

Se você apresenta uma combinação dos sintomas acima, procure logo um médico para que ele avalie seu caso e peça exames para identificar se você tem a doença celíaca.

 

Como saber quais são os alimentos com glúten?

 

Vale lembrar que alguns alimentos com glúten nem são derivados de cereais, mas contém aditivos com glúten ou foram contaminados no processo de industrialização. Portanto, se você precisa evitar alimentos com glúten a todo custo, sempre deverá ler bem as embalagens.

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a Lei Federal 10.674/2003 obriga que nos rótulos de todos os alimentos industrializados haja a inscrição “contém glúten” ou “não contém glúten”. Essa advertência deve estar em destaque, com letras nítidas e de fácil leitura. Os materiais de divulgação dos produtos também devem dizer se aquele é um alimento com glúten ou não.

 

Lista de alimentos com glúten

 

Vamos listar aqui os alimentos com glúten mais conhecidos, para que os alérgicos fiquem atentos e possam evitá-los:

 

  • Alimentos com trigo: pães, massas, bolos, bolachas, etc;
  • Alimentos com cevada: cerveja, alguns suplementos alimentares;
  • Alimentos com cereais: barrinhas, cereal matinal, granola, e muitos outros;
  • Alimentos industrializados: molhos prontos, produtos enlatados, temperos prontos, salsichas. São exemplos que não acabam mais.

 

Muitas pessoas param de consumir alimentos com glúten na dieta para emagrecer. A realidade é que sempre ao acrescentar ou retirar algo da sua alimentação é preciso consultar um médico ou nutricionista. Contudo, cortar ou diminuir o consumo de alimentos industrializados é um caminho para ter uma alimentação saudável [inserir link para o artigo como ter uma alimentação saudável].

Se você já teve que parar de comer alimentos com glúten, conte sua experiência aqui nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here