Descubra quais são os 5 alimentos ricos em B12

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Descubra quais são os 5 alimentos ricos em B12

 

Você sabia que alimentos ricos em B12 podem ajudar a evitar doenças como a depressão e a falta de memória? Sim, a deficiência da vitamina B12 no organismo pode causar problema de equilíbrio, confusão na fala, formigamento em determinadas partes do corpo, como mãos e pés e desordem nos pensamentos. Os benefícios de alimentos ricos em B12 são muitos, entre eles destaca-se o aumento de energia e a diminuição do desejo de consumir açúcar, através do equilíbrio do organismo. Vamos mostrar a você alguns alimentos que podem ajudar a repor o seu estoque de vitamina B12.

 

5 alimentos ricos em B12 e deliciosos

 

Antes mesmo de falarmos sobre os alimentos ricos em B12, precisamos entender o que é a vitamina B12. Trata-se de uma vitamina essencial para a produção de glóbulos vermelhos, para manter o cérebro saudável e também as funções nervosas do corpo. Se você possui baixo estoque, ou insuficiente, deste componente, pode sofrer com fadiga e problemas de memória. O papel desempenhado na formação de glóbulos vermelhos, faz da vitamina B12 um poderoso agente, sem ela os glóbulos podem tornar-se maiores que o normal e não transportarem oxigênio de forma correta. O complexo B de vitaminas é essencial para a saúde. Para impulsionar sua alimentação, consuma alimentos naturalmente ricos em vitamina B12, como carnes, aves, peixes, ovos e laticínios. Fontes naturais desta vitamina são encontradas apenas em alimentos de origem animal. Portanto, as melhores fontes de alimento para a vitamina B12 vêm dos grupos de alimentos como carnes e laticínios. Alguns produtos alimentícios podem ser fortificados com B12, fique sempre de olho nos rótulos dos produtos.

 

  1. Fígado de boi

Sabemos que você deve estar agora mesmo torcendo o nariz, mas a principal vantagem de ingerir fígado de boi é o alto conteúdo de vitamina B12. O consumo de fígado pode ajudar a prevenir anemia, porque não só é rico em vitamina B12, mas também é rico em ferro.

 

2. Salmão

Não é segredo que o salmão é um dos peixes que contém vitaminas e nutrientes necessários à saúde humana. O salmão selvagem, ou seja, o que não foi criado em viveiros, está cheio de vitaminas B12 e também vitamina D. Quando For à peixaria pergunte a procedência do salmão que pretende adquirir.

 

3. Ovos

Ovos são excelentes fontes de proteína e alimentos ricos em vitamina B12. Você pode, inclusive, optar pela substituição de carnes por ovos algumas vezes por semana.

 

4. Sardinhas

Ácidos graxos ômega-3 aumenta a saúde do coração e até mesmo ajuda no melhoramento dos pulmões. Mas o que isso tem a ver com B12? Simples, existe um animal que reúne essas duas maravilhas para a saúde: as sardinhas. Opte por comprar sardinhas in natura e deixar de lado as enlatada, por conter muito óleo e conservantes.

 

5. Queijos

Quem não gosta de um bom pedaço de queijo, não é? A boa notícia é que além de delicioso o queijo é fonte natural de vitamina B12. Um queijo suíço fornece uma grande fatia de vitamina, em relação a necessidade diária. Outros queijos ricos em vitamina B12 incluem Mozzarella, Feta e Brie.

 

Alimentos ricos em B12: o que vegetarianos e veganos devem fazer?

 

Os alimentos ricos em B12, como vimos, estão presentes na proteína animal. Se você é vegetariana ou vegana, não se preocupe, existem alternativas. Provavelmente se você segue algum desses tipos de dieta alimentar, pode não estar recebendo B12 suficiente no organismo. Por isso é importante o consumo de alimentos fortificados que irão repor os estoques e satisfazer a necessidade do corpo. O leite de soja costuma apresentar vitamina B12. O importante, caso você não consuma alimentos de origem animal é sempre olhar as embalagens. Você pode também conversar com seu médico sobre a suplementação vitamínica. Ela pode ser feita através de injeções ou comprimidos diários. Ambas as formas são capazes de aumentar o nível de vitamina B12 no sangue.  

 

Algumas dicas gerais sobre o consumo de alimentos ricos em B12

 

  • No café da manhã adicione queijo e iogurte com baixo teor de gordura.
  • Faça uma batida com bebida de soja fortificada.
  • Opte por um bife de fígado ou uma posta de salmão ao almoço.
  • Utilize a soja em substituição a carne, algumas vezes.
  • Coma peixe ao menos duas vezes por semana.
  • Adicione ovos à sua dieta, diariamente.

 

Os alimentos ricos em B12 ajudam a evitar doenças, desde que seu organismo esteja em ordem com a recomendação de dose diária. Não se esqueça de se alimentar através de refeições balanceadas, que respeitem as necessidades do seu corpo. Além disso, opte por alimentos naturais e não processados. Em caso de precisar de suplementação procure seu médico de confiança.

 

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