Os benefícios dos alimentos ricos em estrogênio

0
364

Os benefícios dos alimentos ricos em estrogênio

O estrogênio é um hormônio sexual feminino produzido principalmente pelos ovários, e que atua determinando a distribuição de gordura do corpo, contribuindo na fixação de cálcio nos ossos, agindo na coagulação sanguínea, melhorando o perfil lipídico e o humor. Esses benefícios podem ser conseguidos pela ingestão de alimentos ricos em estrogênio.

Quando o nível do estrogênio se desequilibra, ocorrem várias alterações.O estrogênio baixo suspende o ciclo menstrual e provoca ondas de calor e sudorese noturna.

Muitos alimentos têm propriedades semelhantes ao estrogênio e aumentam o nível desse hormônio no nosso organismo. São os chamados fitoestrógenos, que reduzem os sintomas da menopausa.

Alimentos ricos em estrogênio

 

Soja: Também é uma grande fonte de proteína.

Linhaça: Rica em fibras, recomendada para a perda de peso e a  redução do colesterol.Também é uma ótima fonte de ômega-3.

Frutos secos: damascos, tâmaras e ameixas secas são boas fontes de fitoestrógeno e, além disso, são alimentos ricos em fibras, embora sua ingestão deva ser com moderação devido à quantidade de açúcar.

Feijão e ervilha

Farelo de trigo: Rico também em fibra.

Oleaginosas: Tais como pistaches, castanhas, avelãs, amendoins e nozes.

Grão de bico: Também é rico em fibras e proteínas, diminui os níveis de colesterol.

Azeitonas e azeite

Frutas: Maçã, romã, morango, oxicoco, uva, kiwi, cereja, tangerina, laranja.

Outros alimentos: Alho, batata inglesa, batata doce, ervas e especiarias, tanto secas como frescas (salsinha, tomilho, alcaçuz, alfafa, paus, sálvia, cúrcuma), ovo,  milho, aipo, couve-flor, leite e seus derivados.

Café, chá verde, cerveja, vinho tinto

Aveia, cevada e germe de trigo

Espinafre (com alto teor de ferro)

Alimentos pobres em carboidratos: como cenoura, beterraba, berinjela, inhame, lentilha e brotos de alfafa. Além disso, boas fontes de minerais, como sementes de girassol e gergelim.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here