10 alimentos ricos em fibras que você deveria comer todos os dias

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10 alimentos ricos em fibras que você deveria comer todos os dias

Não há dúvidas, um bom funcionamento do corpo proporciona beleza exterior. E os alimentos ricos em fibras são os queridinhos de qualquer mulher que queria ter uma pele sedosa e um cabelo de propaganda de shampoo. Além de beneficiar a beleza exterior, as fibras são um excelente regulador interno do nosso corpo e portando os alimentos ricos em fibras devem sempre constar em nossa lista de supermercado. Pesquisas ligam a ingestão de fibras a uma infinidade de benefícios à saúde, incluindo o tratamento e a prevenção de hemorróidas, constipação intestinal; diminuição dos níveis de colesterol no sangue, prevenção de certas formas de câncer; e  além disso o aumento da saciedade, o que ajuda a controlar a gula e a manter o peso. Elaboramos para você um guia com produtos que não podem faltar na sua próxima compra. Confira.

Alimentos ricos em fibras: dê um up no seu carrinho de compras

Conheça a lista dos 10 alimentos ricos em fibras que você deveria comer todos os dias

  1. Aveia: com apenas ½ xícara de aveia você pode ter um consumo de 4 gramas de fibras de um só vez. Além de ser um alimento versátil, que pode substituir outras farinhas, a aveia pode ser consumida apenas com água pela manhã para ajudar o funcionamento do intestino.
  2. Coco: Além de fibra o coco contém nutrientes como o manganês, ácidos graxos ômega-6, selênio e ácido fólico. Meia xícara de coco fresco são capazes de oferecer uma boa quantidade de fibra diária.
  3. Arroz integral: o arroz em sua forma integral é um dos alimentos ricos em fibra e que podem estar presentes diariamente em sua dieta. Uma boa dica é adotar o arroz integral aos jantares.
  4. Milho: seja ele doce ou verde, tente incorporar o milho em suas receitas diárias. Há inúmeras forma de preparar, doce ou salgado, o que facilita na hora de incluir esse alimento à dieta.
  5. Lentilhas: proteínas, ferro, fósforo, manganês e ácido fólico são oferecidos pelas lentilhas, além é claro de muitas fibras. Para adicionar este alimento em sua dieta diária, experimente fazer sopas e saladas com o grão.
  6. Framboesa: não sempre muito fácil de encontrar, mas uma das frutas mais deliciosas e cheias de fibra que você irá conhecer. Vale comer framboesa duas vezes por semana em sua forma fresca.
  7. Quiabo: não vá logo torcendo o nariz antes de ler o que temos para contar; o quiabo contém 8,2 gramas de fibra por xícara e também contém  vitamina A, C, K, tiamina, niacina, ferro, cálcio, zinco e proteína. UAU! Use e abuse do quiabo e sinta os efeitos na pele.
  8. Amêndoa: rica em cálcio e magnésio, a amêndoa é uma excelente fonte de fibras. Apenas uma colherinha, por dia, do fruto seco e você terá um escudo protetor em seu organismo.
  9. Ervilhas: os nutrientes notáveis ​​que as ervilhas contêm são vitamina C, vitamina K, B6, manganês, tiamina, vitamina A, ácido fólico e também proteína. Tal como as lentilhas, pode ser adicionado em sopas e saladas.
  10. Sementes de Chia: as sementes de chia são um dos alimentos mais ricos em fibras que você pode associar à sua dieta. Elas contêm nutrientes como proteína, cálcio, fósforo e podem ser adicionadas a quase todas as suas receitas.

Fique em dia com a balança: adote alimentos ricos em fibras

Agora que você já sabe como deixar seu dia-a-dia muito mais gostoso, funcional e saudável como os alimentos ricos em fibras que listamos. Que tal pensar em perder peso utilizando esses magos da boa alimentação? Com apenas 16 gramas diárias de fibras, em uma dieta de 2000 calorias é possível perder medidas de forma positiva. Foi pensando nisso que listamos mais alguns que farão total diferença na sua dieta:

  • Morangos
  • Abacate
  • Tomates
  • Abóbora
  • Feijão preto

Aproveite nossas dicas sobre alimentos ricos em fibra, escolha pão integral ao invés do branco, por exemplo, um sanduíche feito com dois pedaços de pão integral oferece à você 4 gramas de fibra enquanto o pão branco nenhum. Incluir alimentos ricos em fibras em sua dieta não precisa ser complicado ou ruim. Você pode pesquisar os alimentos que já vêm consumindo, alguns deles devem estar  transbordando em fibra.

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