Quais são os principais alimentos ricos em magnésio?

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Quais são os principais alimentos ricos em magnésio?

A lista de alimentos ricos em magnésio contém, sobretudo, as sementes e frutos secos. Castanhas, amendoim, abóbora, linhaça e girassol são alguns dos exemplos de alimentos que contém magnésio e que muitas vezes passam despercebidos na nossa alimentação diária.

Acontece que o magnésio é essencialmente utilizado pelo organismo para a produção de proteínas, controle de açúcar no sangue, controle de pressão arterial e o bom funcionamento do sistema nervoso central. 

A falta de magnésio na alimentação diária pode levar a deficiência do nutriente no corpo.  Embora não costume acontecer com frequência, a falta do nutriente pode levar a fadiga, insônia, contrações musculares fraqueza, batimento cardíaco acelerado e falhas na memória.

Para ajudar a reverter isso, listamos os principais alimentos ricos em magnésio, para auxiliar você a elaborar um cardápio mais saudável. 

15 importantes alimentos ricos em magnésio

É preferível evitar problemas como os que listamos anteriormente, por isso, elaboramos uma lista de alimentos ricos em magnésio, que garantirá o bom funcionamento do organismo.

Certifique-se que o magnésio esteja presente em pelo menos uma de suas refeições diárias. Confira a seguir o que incluir no seu dia-a-dia. 

  1. Banana
  2. Figo seco
  3. Feijão preto
  4. Salmão
  5. Coentro
  6. Castanha de caju
  7. Chocolate amargo
  8. Couve
  9. Acelga
  10. Amêndoas
  11. Feijão preto
  12. Salmão
  13. Coentro
  14. Castanha de caju
  15. Alcachofra

Além destes, arroz integral, iogurte natural sem açúcar e abacate são também excelentes fontes de magnésio.

Como preparar os alimentos ricos em magnésio sem perder seus benefícios

É claro que cozinhar nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando é necessário tomar alguns cuidados para não perder os benefícios provenientes dos alimentos. Sendo assim, para tirar o melhor proveito dos alimentos ricos em magnésio, bem como outros nutrientes, é importante ter atenção à sua preparação. 

O ideal é consumir os alimentos crus, para se ter a certeza do consumo nutricional adequado. No entanto, nem sempre isso se faz possível, por isso acompanhe as dicas imperdíveis. 

  • Tente sempre cozinhar os alimentos no vapor, 
  • Não retire a casca, mantenha a proteção, 
  • Não corte em pedaços muito pequenos, 
  • Quanto menos água melhor, 
  • Cozinhe tudo em fogo alto, para ser rápido, 
  • Não armazene na geladeira por mais de um dia, 
  • Utilize a água da cozedura, para preparar outros pratos, como arroz e massa, por exemplo.   

Algumas pessoas, embora seja raro, costumam necessitar de suplementação de magnésio, pois apenas os alimentos ricos em magnésio não são o suficiente para o organismo. Elementos que podem contribuir para esse déficit são doenças como diabetes, o envelhecimento natural e o consumo excessivo de álcool.

 A recomendação de suplementação de magnésio deve ser feita por um médico especializado, a fim de realizar exames de rotina e monitoramento da situação.

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