Alimentos ricos em polifenóis para consumir no dia a dia

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Alimentos ricos em polifenóis para consumir no dia a dia

A medicina não para de se surpreender com os benefícios dos polifenóis para a saúde humana. Conheça alguns e como ingerir alimentos ricos dessas substâncias.

Você pode até nunca ter ouvido falar, mas nós garantimos que, ao fim dessa matéria, você vai querer incluir alimentos ricos em polifenóis na sua dieta. Os polifenóis são mais uma prova de que a natureza oferece o que há de melhor para nossa saúde, pois eles são substâncias químicas presentes nas plantas em forma de micronutrientes resultantes dos processos metabólicos pelos quais as plantas passam.

Nos últimos anos, várias pesquisas já comprovaram os benefícios que os polifenóis oferecem à nossa saúde, especialmente o consumo prolongado. Além da forte ação antioxidante, o consumo de alimentos ricos em polifenóis fortalece o corpo contra o desenvolvimento de câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose e doenças neurodegenerativas, ajuda na saúde do trato gastrointestinal, previne a doença de Alzheimer e ainda melhora a recuperação muscular e a resposta imunológica.

Já foram identificados mais de 8.000 polifenóis em produtos como chá, vinho, chocolates, frutas, legumes e azeite extra virgem, mas a lista de alimentos ricos em polifenóis é extensa. Isso é muito bom, pois os efeitos dos polifenóis na saúde dependem da quantidade consumida, ou seja, quanto mais comermos alimentos ricos em polifenóis, melhor para nosso corpo.

Tipos de polifenóis

Os polifenóis podem ser divididos em quatro categorias principais:

1.Flavonoides

Possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. São encontrados em frutas, verduras, legumes, vinho tinto e chá verde;

2.Estilbenos

Encontrados no vinho tinto e no amendoim. O resveratrol é o mais conhecido;

3.Lignanas

Encontrados nas sementes de linhaça, legumes, cereais, grãos, frutas, algas e algumas hortaliças;

4.Ácidos fenólico

Presentes no chá, na canela, no café e em frutas como mirtilo, kiwi, ameixa, maçã e cereja.

Alimentos ricos em polifenóis

Alguns alimentos ricos em polifenóis são:

1.Frutas

Uvas

Cereja

Laranja

Limão

Maçã

Morango

Caju

Jabuticaba

Mirtilo

Ameixa

Damasco

2.Hortaliças

Couve

Couve-flor

Tomate

Alho

Cebola roxa

Espinafre

Repolho

Rabanete

Mostarda

Nabo

Beterraba

Brócolis

3.Oleaginosas

Castanhas

Nozes

Amendoins

Amêndoas

Pistache

Castanha

4.Ervas e especiarias

Menta desidratada

Alecrim

Manjericão

Sálvia

Gengibre

Canela

Açafrão

Cúrcuma

Colorau

Cravo

Cravo-da-índia

Anis estrelado

Cacau em pó

Orégano seco

Alcachofra

Azeitonas pretas

Orégano mexicano desidratado

5.Bebidas

Suco de uva integral

Suco de amora integral

Suco de mirtilo

Chá verde

Chá branco

Vinho tinto

Café

Chá preto

Leite de soja

6.Outros alimentos

Chocolate amargo (no mínimo 70% cacau)

Farinha de linhaça

Os polifenóis em suplementos

O mercado já conta com alguns suplementos de polifenóis. Apesar disso, eles não são recomendados sem orientação médica, pois grandes quantidades de suplementos de polifenóis pode causar falta de ferro em pessoas com poucas reservas férreas, interferência no metabolismo do hormônio da tireóide e interações com outros medicamentos.

O melhor é optar por uma dieta balanceada, com alimentos ricos em polifenóis, para garantir a ingestão adequada e natural dessas substâncias.

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