Os benefícios de incluir alimentos ricos em vitamina B na sua dieta

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Os benefícios de incluir alimentos ricos em vitamina B na sua dieta

Você tá se sentindo pra baixo, desanimado físico e mentalmente? A resposta pode estar na falta de alimentos ricos em vitaminas do complexo B no seu prato.

Consumir alimentos ricos em vitamina B é fundamental para a saúde mental e física do ser humano. A lista dos benefícios é longa. Só para citar alguns, o complexo B atua na metabolização de gorduras, proteínas, carboidratos, aminoácidos e glicose, tem ação antioxidante, contribui na comunicação entre os nervos, ajuda a produzir glóbulos vermelhos, fortalece os sistemas imunológicos, circulatório e nervoso e a saúde da pele, cabelos e unhas e contribui com a formação saudável dos bebês durante a gestação.

Essas vitaminas são importantes para todo mundo, especialmente quem busca melhorar o condicionamento físico e a imunidade. O nosso corpo não consegue fazer uma reserva de vitamina B, por isso é importante consumirmos diariamente alimentos ricos em vitamina B. O bom é que ela está presente em vários – e deliciosos – alimentos.

Vitaminas do complexo B

O complexo B é formado por oito vitaminas. Veja quais são, os principais benefícios e onde encontrar alimentos ricos em vitamina B:

B1

É chamada vitamina antiestresse, graças à sua alta capacidade de proteger o sistema imunológico. É analgésica, atua no metabolismo dos carboidratos e gorduras e no crescimento das células.

Onde encontrar: feijões, carnes brancas, gema de ovo, frutos do mar, lentilhas, fígado, leite, nozes, vegetais de folhas verde escuras e soja.

B2

Participa da produção dos glóbulos vermelhos do sangue, previne doenças cardíacas e é antioxidante.

Onde encontrar: leite de vaca e derivados, soja, carnes magras, ovos e vegetais folhosos.

B3

Ajuda na redução do colesterol e na digestão e no aumento do colesterol bom.

Onde encontrar: carne bovina magra, fígado, aves, peixes, amendoim, ovos, leite, cogumelos, arroz, trigo, milho.

B5

Aumenta a libido, controla o estresse, fortalece as células imunológicas e quebra gorduras e carboidratos para gerar energia.

Onde encontrar: abacate, iogurte, ovos, carne de boi e frango, legumes, lentilha.

B6

Ajuda na produção de hormônios importantes para o sono e bom humor. Atua na formação das hemácias, combate a arteriosclerose e reduz os sintomas da TPM.

Onde encontrar: sementes de girassol, queijo, arroz, cenouras, frango, atum.

B7

Diretamente ligada à saúde dos cabelos, da pele e das unhas. Auxilia no controle da glicose no sangue e nas reações metabólicas que fornecem energia ao corpo. É fundamental durante a gravidez para ajudar o crescimento normal do bebê.

Onde encontrar: carne de frango, peixes, batatas, couve-flor, gema de ovos, nozes, fígado, cevada.

B9

Também conhecida como Ácido Fólico, ajuda no processo de formação e maturação das hemácias e dos leucócitos na medula óssea, no combate à arteriosclerose e à perda de memória. É muito importante no primeiro trimestre da gestação, pois previne problemas neurológicos na formação do feto.

Onde encontrar: vegetais folhosos verdes-escuros, fígado, carnes magras, batata, pão de trigo integral, feijão.

B12

É parte da produção de células vermelhas no sangue e auxilia o ferro a criar a hemoglobina. Atua diretamente no metabolismo das células, principalmente no trato gastrointestinal, tecido nervoso e medula óssea.

Onde encontrar: carnes, leite, queijos, ovos e suplementos.

Carência de vitamina B

O baixo consumo de alimentos ricos em vitamina B pode levar à carência dela no organismo. Doenças como redução da absorção da vitamina B pelo próprio corpo, aumento da demanda corporal, casos de diarreia crônica, hipertireoidismo, alcoolismo e até gravidez ou o uso de algumas medicações podem levar à carência de vitaminas do complexo B no organismo.

A deficiência de vitaminas do complexo B pode gerar, entre outros sintomas, fraqueza muscular, perda de memória, indisposição, artrite, envelhecimento precoce, irritabilidade, depressão, anemia e perda de cabelo. A inclusão de alimentos ricos em vitamina B na dieta já é capaz de suprir as necessidades da vitamina no corpo. Em casos mais severos, o médico pode receitar uma suplementação vitamínica.

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