Descubra 5 alimentos ricos em vitamina D

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Descubra 5 alimentos ricos em vitamina D

 

Os alimentos ricos em vitamina D são, sem dúvida, um dos mais importantes quando se trata de saúde. Isso porque esse nutriente está presente em praticamente tudo, desde o sistema imunológico à funções cerebrais. No entanto é sabido que a maior parte das pessoas não possuem bons níveis dessa vitamina no corpo. Isso porque diferentemente de outros nutrientes a vitamina D é encontrada em um número restrito de alimentos. Incorporar alimentos ricos em vitamina D à sua rotina ajuda a otimizar sua saúde. Mas então, quais os alimentos você deve incluir no cardápio e por que a vitamina D importa tanto? Vamos descobrir a seguir.

 

5 alimentos ricos em vitamina D

 

A partir de agora você dará mais atenção aos alimentos ricos em vitamina D. Isso porque a vitamina D desempenha um papel central em muitos aspectos da saúde. Ela, diferente de outras vitaminas, possui destaque importante, porque é capaz de ser produzida pelo corpo através da exposição solar. Portanto seu corpo produz a maior parte da vitamina que você necessita, caso você possa se expor ao sol. Além disso, essa vitamina está envolvida em tudo, da perda de peso à densidade óssea através da absorção de cálcio.  A vitamina do sol ajuda na prevenção da depressão e não é difícil consegui-la naturalmente. Basta 30 minutos diários de sol para sentir os benefícios. Claro, sempre tendo em conta a idade e o peso. Infelizmente as fontes de alimentos ricos em vitamina D são menores do que a necessidade da população. Sabe-se que grande parte das pessoas hoje carece desta vitamina. A boa notícia é que se você puder incorporar alimentos com alto teor de vitamina D em sua dieta diária, as chances de realizar a reposição de nutrientes, mesmo sem sair de casa, são bastante grandes.

 

  1. Óleo de fígado de bacalhau

O nome parece ruim, mas o fato é que trata-se de uma bomba de vitaminas. Tenha em atenção que o óleo de fígado do bacalhau é diferente dos suplementos óleos de peixes. Além do benefício da vitamina D, também possui ácido graxos ômega-3.

2. Salmão e peixes gordos

Os peixes gordos selvagens – que são capturados em águas abertas – são alimentos com alto teor de vitamina D. O problema aqui é que os peixes devem ser pescados no oceano e a maior parte dos peixes que encontramos nos supermercados são criados em cativeiro e não se alimentam de forma orgânica.

3. Bife de fígado

Parece intragável comer órgãos de animais, mas é na verdade uma questão de aprimorar seu paladar de acordo com o que faz bem. O bife de fígado é um alimento completo, contém vitamina B12, A, ferro e claro uma grande quantidade de vitamina D. Quem sabe você encontra uma receita que fará você pedir por mais? Seu corpo agradece.

4. Cogumelos

Embora os cogumelos não possuam um número imenso de vitamina D, vale lembrar que eles fornecem um alto teor de outros nutrientes e ajudam a prevenir doenças. Antioxidantes, vitaminas do complexo B e cobre são, além da vitamina D, nutrientes que podemos encontrar nos diferentes tipos desse alimento.

5. Atum

O atum é um dos alimentos ricos em vitamina D que não poderiam ficar de fora da lista. Ele está repleto de selênio e é rico em antioxidantes. Fornece cerca de 190% do valor diário recomendado de selênio por lata.

 

De que forma os alimentos ricos em vitamina D ajudam a saúde?

 

Os alimentos ricos em vitamina D ajudam a repor as necessidades diárias e a manter seu corpo em dia. Além disso, a vitamina D pode ser de extrema importância quando se trata da saúde cerebral.  A falta desse nutriente no corpo pode ocasionar depressão, distúrbios do sono e até mesmo esquizofrenia. Pessoas com baixo nível de vitamina D no sangue tendem a ter falta de memória e concentração, além de dificuldade com foco e atenção. O que pode também prejudicar a tomada de decisões simples.

Outro benefício muito conhecido da vitamina D é seu poderoso efeito na densidade óssea. O raquitismo, doença não muito atual, pode ser resultado da carência da vitamina, por exemplo. Outros distúrbios ósseos, como a osteoporose, estão intimamente ligados à falta de vitamina D no organismo. E claro, pessoas com mais de 65 anos estão mais propensas a desenvolverem problemas e correr riscos de fratura óssea. Por esse motivo torna-se muito importante manter uma alimentação equilibrada e que inclua alimentos ricos em vitamina D.

 

Os alimentos ricos em vitamina D auxilia na reposição, no entanto fazer da exposição solar uma tarefa regular também deve estar nos planos de quem deseja cuidar da saúde de forma correta. Certifique-se de também ingerir uma boa quantidade outros nutriente como o fósforo, potássio, cálcio e magnésio em sua dieta.

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