Top 10 alimentos ricos em vitamina C: especial frutas

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Top 10 alimentos ricos em vitamina C: especial frutas

Uma das vitaminas mais conhecidas por seu poder curativo e antioxidante sem dúvida é a vitamina C. Os alimentos ricos em vitamina C vêm sendo recomendados desde os tempos das vovós, como excelentes remédios contra gripes e resfriados, mas ela não para por aí. Os alimentos ricos em vitamina C apresentam nutrientes requeridos pelo organismo para o desenvolvimento da cartilagem e acredita-se inclusive que pode reduzir o risco de determinados tipos de câncer. Uma vez que é uma vitamina solúvel em água, seu corpo não armazena vitamina C, então você precisa substituir suas reservas de vitamina C diariamente.  A natureza é uma fonte perfeita de nutrientes e nos oferece inúmeras opções repletas de vitamina C, que separamos cuidadosamente em uma lista para você.

Top 10 frutas ricas em vitamina C para o seu dia-a-dia

Se você mantém uma dieta rica em frutas e legumes, provavelmente você está selecionando alimentos ricos em vitamina C, sem ao menos saber disso, e por consequência recebendo a quantidade diária recomendada. Mas se você não tiver certeza, pode ser útil adicionar qualquer uma dessas 10 frutas ricas em vitamina C ao cardápio diário.

  1. Laranja. A laranja, entre outros benefícios, possui fibras e vitamina C em alta concentração. Um copo de 250ml de suco de laranja por dia supre sua necessidade diária de vitamina c, mas ao ingerir apenas o suco você perde as fibras da fruta. Portanto, aqui fica uma escolha a seu critério, mas que irão beneficiar de qualquer forma.
  2. Morangos: os deliciosos morangos são uma bomba de vitamina C. Uma xícara de morangos por dia e você recebe além da sua porção diária de vitaminas, magnésio e fibras.
  3. Kiwi: apenas um kiwi tem o poder de oferecer cerca de 60 mg de vitamina C. Além de, bem como o morango, possui uma excelente quantidade de fibras.
  4. Tomate: para que você tenha um bom aproveitamento, beba suco de tomate ou utilize o suco em suas receitas. O tomate também é rico em vitamina A e licopeno, um antioxidante que é bom para o coração e retarda o envelhecimento.
  5. Abacaxi: além de ser um dos alimentos ricos em vitamina C, o abacaxi apresenta potássio, magnésio, ácido fólico e fibras em deliciosas e frescas fatias de fruta.
  6. Melão: o melão é doce, serve para ser servido no café da manhã ou como sobremesa e apresenta muitos benefícios, como vitamina K e C em fatias de pouca caloria e muita água.
  7. Mamão papaia: mais um queridinho nos cafés da manhã saudáveis, uma fatia generosa de mamão papaia e você estará com seus níveis de vitamina C calibrados.
  8. Goiaba: apenas uma goiaba e você tem o seu consumo diário de vitamina C suprido, elas também são ricas em fibras dietéticas, ácido fólico, potássio e manganês, fazendo da fruta uma das melhores opções para adicionar à sua dieta.
  9. Limão e lima: provavelmente um dos mais conhecidos quando se trata de vitamina C. Você pode adicionar um ou ambas as frutas em forma de chá, na sua rotina, ou para temperar pratos, por exemplo.
  10. Acerola: uma porção dessa pequena frutinha pode conter mais vitamina C do que uma laranja. Sim, a acerola também tem excelentes antioxidantes, além de seu suco ser uma delícia.

Alimentos ricos em vitamina C em excesso

Os efeitos colaterais do consumo excessivo de alimentos ricos em vitamina C são raros, pois como referimos anteriormente, o organismo não tem a capacidade de armazenar essa vitamina. No entanto, não se aconselha o consumo exagerado, já que uma exagero poderá levar a diarréia e dores de estômago. A melhor maneira de obter sua dose diária de vitamina C é através de uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes, grãos integrais e carne magra. Utilize nosso top 10 frutas ricas em vitamina c e se beneficie dos resultados em sua saúde.

Agora que você possui em mãos uma poderosa lista de alimentos ricos em vitamina C, o que acha de planejar suas semana com pelo menos duas porções dessas frutas por dia? Além de proteger suas saúde, estará melhorando a condição e absorção de outras vitaminas, a medidade que ingere a quantidade de certa de alimentos saudáveis.

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