Alimentos sem glúten saborosos e saudáveis

0
247

Alimentos sem glúten saborosos e saudáveis

Cada vez mais pessoas sentem um desconforto intestinal quando consomem pães e massas, principalmente. Diante disso, os alimentos sem glúten ganham força nas prateleiras dos supermercados e nas fornadas de padarias atentas às necessidades de seus clientes.

Essa intolerância foi descoberta recentemente e está associada a uma dificuldade do organismo em digerir o glúten, ocasionando gases, diarreia, sensação de estufamento e dores de cabeça. Quando a intolerância atinge níveis mais radicais, pode levar à doença celíaca, uma fragilidade no sistema digestivo ocasionada pela alergia ao glúten. Aqui, é importante sabermos diferenciar intolerância e alergia.

Alimentos sem glúten para intolerantes e celíacos

De acordo com o site Science Mag, enquanto intolerância causa desconfortos momentâneos que passam após a excreção do alimento, a doença celíaca pode inclusive inflamar o intestino delgado e ser extremamente desagradável para seus pacientes durante períodos mais longos. 

De uma forma ou de outra, ambas as reações são desagradáveis e podem ser combatidas ou prevenidas adotando uma dieta com alimentos sem glúten. Vamos conhecê-los a seguir:

Farináceos

Entre as farinhas, a maior vilã é a farinha de trigo, presente na composição de diversos tipos de pães e massas. 

Alguns exemplos de farinhas sem glúten são:

  • Fubá
  • Polvilho azedo
  • Tapioca
  • Farinha de coco

Vale a pena conferir a embalagem do produto e verificar se não há adição ou resquícios da farinha de trigo, especialmente para os celíacos, já que pequenas quantidades podem ser suficientes para desencadear as reações alérgicas.

Grãos

Já na família dos grãos, os alimentos sem glúten são mais abundantes e permitem que o celíaco ou intolerante a esse composto possa desfrutar de refeições menos restritivas. 

Alguns grãos sem glúten são:

  • Arroz
  • Feijão
  • Lentilha
  • Milho
  • Quinoa
  • Grão de bico
  • Amaranto

Mais uma vez, evite a contaminação cruzada. Consulte a embalagem do produto e veja se as informações nutricionais indicam que possa haver vestígios de farinha de trigo ou se há glúten na composição.

Proteínas

Entre os alimentos sem glúten, é nas carnes que o celíaco vai encontrar a maior variedade de opções para consumir sem restrição. 

  • Carnes em geral
  • Ovos (de preferência orgânicos)
  • Nozes
  • Ervilha

Nuggets, almôndegas, bifes empanados, carnes embutidas (mortadela, salame, linguiça) e patês industrializados contêm glúten e não devem ser incluídos na dieta.

Frutas, legumes, verduras e tubérculos

Em geral, celíacos não vão encontrar restrições alimentares no consumo de legumes, verduras e tubérculos, desde que dê preferência às versões naturais e cruas do produto.

Batatas fritas congeladas, tempurá de legumes e vegetais empanados devem ser removidos da dieta.

Lacticínios

O problema não é exatamente o leite, mas a composição que pode incluir o glúten. Além disso, é importante evitar os achocolatados e o ovomaltine, que podem conter malte na composição e atacar a alergia.

Como deu para perceber, a dieta dos celíacos basicamente deve eliminar o consumo da farinha de trigo, o maior vilão entre todos os citados, de produtos que contenham aveia, malte, trigo de kibe, farelo de aveia, gérmen de trigo e granola. Há uma grande variedade de alimentos sem glúten e certamente você encontrará opções saborosas para curtir suas refeições sem abrir mão do sabor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here