Xô prisão de ventre: 8 alimentos que soltam o intestino

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Xô prisão de ventre: 8 alimentos que soltam o intestino

Prisão de ventre e aquela sensação de barriga inchada é um problema que afeta muitas mulheres. Se esse é o seu caso, veja quais alimentos não podem ficar fora da sua dieta.

A expressão “nosso intestino funciona como um reloginho” é a mais pura verdade. Quando fazemos uma refeição, basta algum tempo para que o organismo elimine o que não foi aproveitado, mas essa regra não funciona assim em algumas pessoas e o resultado é a desconfortável prisão de ventre. O consumo de alimentos que soltam o intestino é, muitas vezes, o suficiente para combater esse mal e levar o trato digestório ao seu devido funcionamento.

Se você está no grupo das pessoas que passam dias sem ir ao banheiro e ainda sofrem na hora que bate a vontade, confira essas dicas que preparamos e inclua esses alimentos que soltam o intestino no seu prato. Você notará a melhora em pouco tempo!

Mais uma dica importante: junto com os alimentos que soltam o intestino, é importante beber no mínimo entre 1,5 litro e 2 litros de água por dia, para hidratar as fibras dos alimentos e facilitar a passagem das fezes ao longo do intestino.

1.Fibras

As fibras de frutas, verduras, hortaliças, grãos e cereais são fundamentais para a formação do bolo fecal, pois compõem o que podemos chamar de matéria-prima das fezes. Frutas vermelhas como framboesa, amora e morango são ricas em fibras e pobres em calorias, ou seja, dá para comer sem se preocupar muito com a balança.

2.Feijão

O feijão possui duas vezes mais fibras que a maioria dos vegetais. A dica é comer cerca de meia xícara de feijão por dia.

3.Brócolis

O brócolis também é rico em fibras e tem baixo índice calórico. Se puder, vale investir no brócolis cru ou, pelo menos, grelhado ou assado, pois quando é cozido perde uma parte das fibras.

4.Pipoca

A pipoca está na lista dos alimentos que soltam o intestino pela sua alta concentração de fibras, mas é importante ter atenção na hora de prepará-la. Esqueça a pipoca de micro-ondas e use sal, manteiga e óleo em pequenas quantidades.

5.Frutas secas

Frutas secas, entre elas tâmaras, figos, damascos, passas secas e, principalmente, ameixas, ajudam o funcionamento do intestino, além de serem ótimas para um lanche rápido, prático e gostoso. Atenção apenas ao alto valor calórico das frutas secas e no preparo de algumas, que pode incluir açúcar. Melhor ficar com a versão natural.

6.Pão integral

Os alimentos integrais são amigos do intestino saudável. Se você é fã de pão, dar preferência à versão integral trará muitos benefícios à sua barriga. Veja o rótulo e observe se o pão foi feito à base de farinha de trigo integral. Não vale farinha enriquecida!

7.Oleaginosas

Amêndoas e nozes estão no grupo dos alimentos que soltam o intestino, mas o consumo deve se limitar a uma pequena porção, pois também são mais calóricas.

8.Probióticos

Os probióticos são bactérias que compõem a flora intestinal e ajudam no bom funcionamento do intestino e do sistema imunológico. Leites fermentados, alguns tipos de queijo, iogurte natural e o kéfir são ricos em probióticos e por isso, estão no grupo dos alimentos que soltam o intestino.

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