Almofada de amamentação: como usar

0
303

Almofada de amamentação: como usar

 

Criando um ambiente aconchegante a almofada de amamentação surgiu com o objetivo de proporcionar uma posição mais confortável durante o processo de aleitamento, facilitando o encontro da posição perfeita. Com a almofada de amamentação esse momento tão íntimo se torna mais agradável tanto para a mamãe, quanto para o bebê, que acaba se sentindo mais cômodo e seguro.

Normalmente vendida em formato de arco, a almofada de amamentação possui diversos tamanhos, cores e texturas. É importante levar em consideração o tempo em que pretende amamentar, para que possa escolher a que melhor lhe acompanhará durante os primeiros anos de vida do bebê e o período de lactação. Tenha em mente que a probabilidade dela sujar é grande, por esse motivo comprar uma que tenha uma capa removível e que seja fácil lavar é essencial. Caso não consiga, utilize uma fralda de pano por cima.

Almofada de amamentação: melhores posições

 

O uso do travesseiro de aleitamento facilita consideravelmente a vida da mãe, pois ele possibilita a amamentação em diversas posturas diferentes, auxiliando também na preservação da coluna e o descanso dos braços. Somente na rotina diária será possível descobrir quais as posturas mais cômodas para ambos. As mais comuns são essas:

 

  • Postura Tradicional – Sentada com a almofada encaixada no quadril, o bebê permanece na horizontal deitado confortavelmente, enquanto o braço apoia a cabecinha.  Deixe o braço relaxado, para não forçar e causar lesões.

 

  • Postura Deitada – Coloque o bebê deitado na almofada de alimentação e deitada de lado, ofereça o peito. É importante observar se a posição dele está favorecendo a sucção do leite.

 

  • Postura Invertida – Nessa posição a almofada fica encaixada na lateral do corpo da mãe. O bebê de frente ao seio consegue mamar, deitado confortavelmente na parte fofa do travesseiro, enquanto é segurado pelas costas.

 

  • Postura Loba Romana – Ideal para as mulheres que durante a lactação sofrem de mastite, essa posição evita que o bebê mame nas áreas inflamadas. Com a criança deitada no travesseiro, a mãe em posição de quatro apoios, dirige o peito por cima.

 

  • Postura de Bola de Rugby – Com o bebê deitado de lado no travesseiro e as pernas abaixo dos braços da mãe, enquanto a mesma permanece sentada.

 

  • Postura Cavalinho: Sentada de forma confortável com a almofada ao longo do corpo, o bebê de frente apoia as pernas, como se estivesse montando um cavalo. Uma mão segura as costas, enquanto a outra oferece o peito.

 

Principais vantagens da almofada de amamentação

 

Os benefícios do travesseiro de amamentação são diversos e não ficam apenas limitados as horas das mamadas. Ele ajuda também durante o desenvolvimento da criança no decorrer dos meses:

 

– Já durante a gravidez, quando a barriga começa a incomodar, a almofada pode ser um alívio no encontro de uma posição confortável;

 

– Deixar o recém-nascido com a barriguinha para cima após mamar, evitando refluxo.

 

– Quando o bebê começa a crescer e já consegue ficar de bruço. O travesseiro auxilia fortalecendo a musculatura do pescoço. E já apresentando a posição do engatinhar.

 

– Manter a criança sentada, apoiando o corpinho.

Lembrando que durante o contato do bebê com a almofada de amamentação é importante ter sempre a supervisão de um adulto junto, para evitar acidentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here