Alopatia e Homeopatia: Duas vertentes da Medicina

0
283

Alopatia e Homeopatia: Duas vertentes da Medicina

Tanto a Alopatia quanto a Homeopatia utilizam argumentos de defesa incontestáveis.A Alopatia é a medicina tradicional e tem eficácia comprovada para o tratamento de todas as doenças, inclusive as graves, enquanto o uso da Homeopatia em casos mais complicados ainda carece  de estudos científicos.

Mas, por outro lado, os remédios homeopáticos são mais baratos, menos tóxicos, exclusivos  e pretendem curar o paciente de forma a gerar um equilíbrio físico, corporal e mental. Conheça melhor os dois métodos: 

Alopatia e Homeopatia: o que são?

Alopatia

A alopatia se baseia no tratamento da doença e seus sintomas e não do doente como um todo. Medicamentos alopáticos são produzidos pelas indústrias farmacêuticas com doses pré determinadas.

Homeopatia

Utiliza substâncias diluídas em dose mínimas que causam os mesmos sintomas que o paciente apresenta para que corpo seja capaz de combatê-los. Essa filosofia é conhecida como a “Lei da Semelhança”: aquilo que causa o mal também pode ser usado para curar.

É frequentemente utilizada na prevenção de doenças e no tratamento de doenças crônicas.

As consultas homeopáticas duram mais de uma hora pela natureza complexa de cada ser humano e por ser um tratamento individual. Em alguns casos, no início da administração do medicamento, pode ocorrer um agravamento dos sintomas, mas não chegam a incomodar e desaparecem com a continuidade da terapia.

Alopatia e Homeopatia: prós e contras

Veja as diferenças entre eles em relação a preço, toxicidade e eficácia. 

Preço

Os alopáticos podem ter um custo muito alto, enquanto os homeopáticos,em geral, apresentam preço mais acessível. A prescrição é individual, com a dosagem adequada para cada paciente.

Toxicidade

Na Alopatia, alguns medicamentos são compostos de materiais sintéticos, podendo trazer diversos efeitos colaterais além de serem tóxicos em doses excessivas. Seu uso indiscriminado desenvolve resistência e diminui seus efeitos. A Homeopatia é atóxica, pois usa medicamentos em quantidades muito pequenas, com chances mínimas de efeitos colaterais.

Eficácia

A Homeopatia é eficiente para uma reestruturação geral do paciente. A doença para o homeopata é definida como um desequilíbrio do organismo como um todo e procuram a cura não só nos níveis físicos, mas também mentais e emocionais.Mas tem eficácia duvidosa em doentes graves.

A Alopatia e a Homeopatia são tratamentos diferentes porém podem funcionar de forma complementar.A Homeopatia é vista  pela Organização Mundial da Saúde como uma técnica tradicional, complementar e integrativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here