Alerta: não tratar a anemia pode matar

0
393

Alerta: não tratar a anemia pode matar

Você alguma vez já se perguntou se a anemia pode matar? A anemia é caracterizada pela falta de hemoglobina (glóbulos vermelhos) no sangue, resultado da carência de muitas vitaminas essenciais para o corpo. O tipo de anemia mais comum é causado pela falta de ferro no sangue, um dos principais responsáveis pela fabricação de hemoglobina. Mesmo com uma alimentação saudável,pessoas do mundo todo podem estar sofrendo de anemia e nem sequer saber. Por conta de não procurarem auxílio médico. Pois saiba que anemia pode matar caso não seja trata. Entenda os cuidados que se deve ter em relação à anemia. 

Anemia pode matar? Fatores de risco

Que a anemia pode matar caso não tratada você já sabe. Vamos então as causas de se adquirir anemia: falta de glóbulos vermelhos no sangue, menstruação prolongada com sangramento intenso, sangramento de outra natureza que não possa ser controlado ou quando seu próprio corpo combate os glóbulos vermelhos como se fossem invasores. Conheça os fatores de risco que podem levar você a desenvolver anemia:

Doenças: caso vocªe seja portador de doenças como HIV, câncer, insuficiência renal ou outra condição crônica é muito provável que seu corpo não esteja produzindo glóbulos vermelhos suficiente. 

Gravidez: mulheres grávidas geralmente realizam suplementação em sua dieta com multivitamínicos ricos em ácido fólico. Isso auxilia a baixar os riscos de um episódio de anemia. 

Menstruação: a perda de glóbulos vermelhos através do período menstrual pode levar algumas mulheres, embora não seja comum, a desenvolver anemia, através da perda de glóbulos vermelho. 

Distúrbios do intestino: doenças intestinais que não permitem uma alimentação variada podem levar ao desenvolvimento de anemia. Isso porque o organismo torna-se incapaz de absorver as vitaminas necessárias para a fabricação de glóbulos vermelhos. 

Má alimentação ou dieta restritiva: aqui vale para os dois, comer de mais ou comer de menos. Independente da quantidade de comida que você coloca no prato, a falta de vitamina B

12, ferro e ácido fólico podem tornar-se anemia. 

Anemia pode matar: conheça a anemia falciforme

As anemias geralmente tem cura, mas em caso de não tratamento a anemia pode matar. A doença em sua forma mais comum, por deficiência de vitamina B12, ferro e fósforo, devido a pouca ingestão de alimentos, por exemplo, aceitam o tratamento de uma forma mais responsiva. Outras anemias, causadas por doenças nos rins, por exemplo, recebem tratamento indireto e ao tratar a doença a anemia acaba por desaparecer juntamente com a doença que a estava causando. Anemias hereditárias necessitam de tratamento complexo e acompanhamento médico. Não deve ser descartada internação, caso o médico identifique essa necessidade.

A anemia pode ser fatal principalmente quando se trata de um portador de anemia hereditária. A anemia falciforme (doença hereditária que passa dos pais para os filhos), por exemplo, pode levar a muitas complicações de saúde e pode ser fatal. Por se tratar de um tipo agressivo da doença, o tratamento também exige maiores cuidados. A anemia falciforme exige administração de oxigênio, remédios para dor e acompanhamento médico a todo momento. Trata-se de um estágio de doença em que um transplante de médula poderá ser necessário, mas nem sempre poderá funcionar 100%. 

Embora a maior parte dos casos de anemia seja leve e haja tratamento, há casos em que a anemia pode matar. A qualquer sinal de fadiga, menor disposição para desempenhar tarefas simples, falta de arm falta de apetite, dor no peito, apatia, dor de cabeça, mãos e pés frios, deve-se consultar um médico para descartar a existência da doença em seu organismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here