O uso da aromaterapia para ansiedade

0
251

O uso da aromaterapia para ansiedade

Quem nunca se sentiu ansioso na vida? A ansiedade é uma sensação comum a todas as pessoas. Geralmente, ela surge em situações de ameaça, sejam hipotéticas ou reais. E nem sempre é negativa. Ela pode ativar o sistema de alerta do nosso corpo, deixar-nos mais pró-ativos e preparados para lidar com problemas e imprevistos. 

Mas é preciso tomar cuidado quando a ansiedade passa a ser em excesso e atrapalha nossas tarefas diárias, gerando fobias e inquietações constantes, alterando o sono e provocando grande tensão muscular, por exemplo. O excesso de preocupações e cobranças, que fazem parte do dia-a-dia da maioria das pessoas atualmente, contribui para aumentar ainda mais esses quadros. 

Nos casos em que a ansiedade se torna um transtorno, o ideal é buscar ajuda de um psicoterapeuta. Mas tratamentos alternativos também podem ajudar. A aromaterapia para ansiedade traz conforto e ajuda a reduzir os sintomas. O tratamento é baseado no uso do aroma de óleos essenciais que ativam o sistema límbico, ligado às memórias, motivações, emoções e aprendizados relacionados aos estímulos sensoriais.

Como é uma técnica natural, a aromaterapia pode ser usada para vários níveis de ansiedade e gerar uma sensação de maior bem-estar. 

Aromaterapia para ansiedade: como reduzir os sintomas do transtorno

Vários sintomas caracterizam a ansiedade. Ela pode aparecer, por exemplo, em situações em que parecemos perder o controle, junto com suores, tensão nos músculos, taquicardia, falta de ar… Também pode aparecer sob a forma de outros sintomas, como:

  • Medo em relação a algum problema específico
  • Pensamentos obsessivos
  • Baixa autoestima
  • Sensação de que alguma coisa muito ruim pode acontecer
  • Preocupações em excesso com trabalho, família ou dinheiro

Óleos essenciais amadeirados, cítricos e de flores amenizam este sentimento de mal estar gerado pela ansiedade. Os óleos extraídos de flores, como o de lavanda, por exemplo, têm propriedades calmantes, que ajudam a controlar a ansiedade. Veja abaixo outros óleos essenciais que contribuem para combater este problema. 

  • Laranja Doce: É ansiolítico. O odor refrescante ajuda na descontração e no relaxamento. 
  • Camomila: o aroma calmante e relaxante  diminui a irritabilidade, a preocupação e o excesso de pensamentos.
  • Mandarina: é ansiolítico e atua como sedativo nas tensões emocionais.
  • Bergamota: óleo relaxante e calmante, ajuda no tratamento do estresse, da ansiedade e da agitação.
  • Néroli: atua como tranquilizante.
  • Óleo essencial de Vetiver: diminui o esgotamento físico e mental e problemas de alteração no sono.

Aromaterapia para ansiedade: como aplicar a técnica

O ideal é usar esses óleos no dia-a-dia, através de um colar aromático ou de um difusor pessoal. Duas gotas já bastam.A aromaterapia para ansiedade pode diminuir sintomas como taquicardia e fobias, já que alguns óleos essenciais têm propriedades calmantes e contribuem para o bem-estar e o relaxamento. A aromaterapia pode ser usada para vários níveis de ansiedade, desde pequenos episódios até em transtornos de ansiedade, como tratamento alternativo complementar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here