Aromaterapia: como fazer em casa?

0
42

Aromaterapia: como fazer em casa? 

Alguns aromas conseguem nos remeter sensações, sentimentos e lembranças que confortam nossas almas. Essa é a função da aromaterapia, técnica que utiliza os aromas naturais como forma de equilibrar a atmosfera do ambiente. Por isso, vamos explicar tudo sobre a aromaterapia e como fazer com que as moléculas de odor interfira nos processos de cura. 

O segredo da melhor maneira de utilizar a aromaterapia e como fazer para que realmente o aroma se espalhe pelo ambiente ou pelo corpo é escolher os produtos corretos. Sao eles que estimulam a sensibilidade e o bem-estar, tratando de problemas de ordem física, emocional e espiritual. 

Aromaterapia: como fazer uso dos óleos em casa? 

Na terapia dos cheiros antes mesmo de escolher quais óleos essenciais usar, é preciso definir de qual forma ele será aplicado. Eles podem ser usados como:  inalação, massagem, compressão ou na água do banho. Assim definido, será mais fácil encontrar qual o tipo específico nas lojas especializadas em produtos naturais. Isso porque, nem todos os óleos essenciais podem ser absorvidos pela pele. Existem produtos especiais para isso. 

Ao entrar em contato com as narinas, o odor agradável emanado pela aromaterapia irá entrar em contato direto com os nervos olfativos, emanando impulsos nervosos para que o sistema límbico atue, repassando as informações para o organismo. 

Óleos essenciais mais utilizados 

Cada um desses odores atuam de maneira diferente na aromaterapia: 

– Óleo de eucalipto: trata de constipações, aliviando catarros e descongestionando as secreções das vias respiratórias.

– Óleo de alecrim: auxilia diminuindo os sintomas da insônia, oferecendo uma melhor noite de sono.

– Óleo de jasmim: gera uma produção de endorfina, melhorando o estado de humor, auxilia na circulação sanguínea de todo o corpo.

– Óleo de lavanda: diminui dores musculares e oferece um efeito relaxante contra o estresse.

– Óleo de camomila: melhora a aparência da pele, diminuindo a oleosidade. Estimula a criatividade e a produção intelectual, sendo ideal para ambientes de trabalho e estudo dentro da casa. 

– Óleo de hortelã: ajuda no alívio rápido de dores de cabeça. 

Quais os benefícios presentes na aromaterapia? 

A terapia dos cheiros pode aliviar diversos sintomas e proporcionar uma sensação de equilíbrio e bem estar. Ela é recomendada, pois: 

– Auxilia no relaxamento do corpo e da mente;

– Diminui a ansiedade;

– Alivia o estresse;

– Possui efeito tranquilizante e calmante;

– Reduz dores musculares;

– Auxilia na má digestão;

– Ajuda a tratar da insônia; 

– Afasta a sensação de desanimo; 

– Acalma dores de cabeça;

– Melhora a respiração;

– Alivia sintomas de náuseas;

– Melhora a textura e a aparência da pele. 

Tratamentos com aromaterapia

Para quem deseja obter melhores resultados com a terapia dos cheiros é recomendado que procure um terapeuta especialista na área. Assim, após uma consulta detalhada por meio de uma avaliação física emocional, esse profissional estará pronto para indicar quais são as essenciais ideais para tratar do seu caso. 

Ao descobrir os benefícios da aromaterapia e como fazer a preparação dentro de casa, é importante buscar produtos que sejam de qualidade, para não interferir de maneira negativa no organismo, pois ao inalar substâncias que não sejam as corretas existe o risco de causar reações alérgicas graves nos indivíduos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here