Descubra a aromaterapia lavanda e 5 formas de utilizar no dia a dia

0
349

Descubra a aromaterapia lavanda e 5 formas de utilizar no dia a dia

A lavanda está na lista dos top óleos essenciais mais utilizados em tratamentos de cura e beleza, e também promete muitos benefícios através da aromaterapia lavanda. O óleo de lavanda tem um aroma fresco e versátil. É anti-bacteriano e é o tipo de produto que você precisa adquirir para o seu kit de primeiros socorros.

Suas propriedades calmantes e sedativas fazem do óleo essencial de lavanda um produto maravilhoso que ajuda a relaxar, combater o estresse e promover o sono. E quando devidamente diluído, está entre os mais seguros dos óleos essenciais.

A aromaterapia lavanda é bem conhecida por suas propriedades sedativas e por sua capacidade de ajudar a acalmar o estresse e a ansiedade, conheça outros benefícios a seguir.

O que é aromaterapia: lavanda para relaxar e melhorar o sono

A aromaterapia lavanda complementa várias outras técnicas. Mas antes mesmo de falarmos principalmente da lavanda, vamos esclarecer do que se trata a aromaterapia com óleos essenciais. A técnica se utiliza de óleos essenciais para ajudar a saúde física, mental e emocional em busca de um equilíbrio entre mente e corpo. Os produtos possuem caráter terapêutico, são naturais e ricos para a saúde. Quando se inala um óleo essencial, o aroma envia uma mensagem ao sistema da parte emocional do corpo, o sistema límbico. O objetivo é atingir o metabolismo de forma a despertar reações orgânicas de acordo com cada óleo essencial utilizado.  Para a aromaterapia ser correta é necessário utilizar o óleo essencial puro, virgem e 100% extraído de flores, plantas frutos, casas e resina. É importante o cuidado da prática, tendo em vista que apenas os óleos essenciais são capazes de oferecer resultados.

5 maneiras de utilizar aromaterapia lavanda

 

 

  • Cólicas menstruais

 

Para aliviar as cólicas menstruais faça compressas na região do baixo ventre com:

-10 gotas de óleo essencial de lavanda

-2 litros de água morna.

Substitua as compressas a cada 20 minutos.

 

 

  • Dores de cabeça

 

Aplique uma gota de óleo essencial de lavanda nas têmporas e massageie em círculos, lentamente.

 

 

  • Equilíbrio doméstico

 

Encha um borrifador com água e cerca de 8 gotas de óleo essencial de lavanda. Em seguida borrife pela casa.

 

 

  • Para queda de cabelo

 

Massageie 3 gotas de óleo de lavanda no couro cabeludo, calmamente, deixe agir por 20 minutos e enxágue.

 

 

  • Estimular sono tranquilo

 

Para que você estimule um sono tranquilo, através da aromaterapia lavanda, tome banho, acrescentando 1 colher de óleo essencial de lavanda e distribua pelo corpo, com água morna. Se você possui banheira, encha-a com água morna, l1 xícara de leite e a mesma quantidade de óleo de lavanda. Relaxe durante cerca de 30 minutos e permita que o aroma realize o relaxamento muscular.

 

A aromaterapia lavanda não tem contra indicações e pode ser utilizada sempre que sentir necessidade de relaxar o corpo e mente. Associada a uma vida equilibrada, que contenha exercícios físicos, bom ambiente em casa e no trabalho e uma dieta balanceada, com certeza seus sentidos poderão ser despertados através da técnica, ajudando a equilibrar corpo e mente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here