Auriculoterapia francesa: como funciona a técnica?

0
53

Auriculoterapia francesa: como funciona a técnica? 

Se olharmos bem para o formato da nossa orelha, é fácil identificar a semelhança entre ela e a estrutura física de um feto de cabeça para baixo, como se dormisse tranquilo no ventre da mãe. Tendo como base a teoria do feto invertido, foi desenvolvida a auriculoterapia francesa. 

Criada em Lyon na França, no ano de 1951, pelo médico Paul Nogier, esta teraia trabalha com a ideia de pontos reflexos, onde cada área da orelha representa uma parte do corpo humano e seus órgãos, um exemplo é o lóbulo, que remete a cabeça de um bebê. Como no método chinês, o método francês possui como objetivo proporcionar o equilíbrio das energias do corpo, tratando consequentemente os sintomas das enfermidades. 

Auriculoterapia francesa e auriculoterapia chinesa: Qual a diferença?  

Muitas são as diferenças que envolvem a acupuntura auricular francesa e a chinesa, principalmente na metodologia aplicada. A principal é que na prática milenar da medicina tradicional chinesa é utilizado um mapa representando a orelha humana com cerca de 200 pontos. Já na auriculoterapia francesa existem apenas 30 pontos mestres. 

Auriculoterapia francesa: como aplicar? 

A estimulação geralmente é feita por meio de laser ou eletricidade. Cada uma dessas zonas presentes na orelha estão ligadas a alguma terminação nervosa que possui um contato direto com o tronco cerebral. Dessa maneira é que são enviadas as mensagens para cada parte do corpo, onde são liberadas as substâncias necessárias para os tratamentos. 

Ela é indicada para pessoas que estejam em busca de tratamentos para doenças físicas e emocionais. O tempo de duração de um tratamento com a acupuntura auricular francesa é relativo, pois cada organismo responde de uma maneira os estímulos. Normalmente os problemas conseguem ser resolvidos entre 8 a 10 sessões. Em alguns casos é necessário depois de um tipo fazer algumas sessões como forma de  manutenção.  

Principais benefícios da terapia

Uma das vantagens mais relevantes de se iniciar um tratamento seguindo a acupuntura auricular francesa é que ela auxilia no tratamento de dores  de maneira natural, sem utilizar nenhum tipo de medicamento ou composto químico. Apenas com o reequilíbrio energético ele é capaz de estabelecer o alívio e em alguns casos, a cura. Ele é recomendada em casos dos seguintes problemas físicos e emocionais: 

– Dores na coluna;

– Nervo ciático;

– Tendinite;

– Problemas no joelho;

– Túnel do carpo;

– Inflamações;

-Tensão muscular;

– Artrite e artrose;

– Problemas cardíacos;

– Rinite, asma, sinusite e alergias;

– Cólica menstrual;

– Enxaquecas;

– Tabagismo e outros vícios;

– Dores crônicas e agudas; 

– Obesidade;

– Ansiedade e depressão. 

A acupuntura auricular francesa costuma ser recomendada também para casos onde o paciente sinta algum tipo de distúrbio digestivo como vômitos e náuseas, em casos onde o indivíduo esteja em situação de pós-operatório ou até mesmo na pós-quimioterapia. 

Como qualquer outro método terapêutico, o tratamento de auriculoterapia francesa deve ser aplicado por profissionais devidamente capacitados para trabalhar com a técnica. É importante ressaltar que tirando mulheres gestantes (que não devem fazer aplicações em pontos que envolvam a gestação), não existem contra-indicações, porém em casos de doenças graves é recomendado que um médico seja consultado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here