Ayurveda pitta: conheça mais sobre o dosha do fogo e da água

0
343

Ayurveda Pitta: conheça mais sobre o dosha de fogo e água

Ayurveda Pitta é um Dosha (ou biotipo) de acordo com a medicina alternativa indiana que já acumula mais de cinco milênios de conhecimento. 

De acordo com a medicina ayurvédica, existem, além do Pitta, outros dois Doshas presentes no nosso corpo: Kapha e Vata. Cada um deles é regido por elementos diferentes pode se manifestar com maior ou menor intensidade em cada pessoa. Para a prática ayurvédica, acredita-se que os três Doshas devem estar em equilíbrio para que o corpo funcione bem.

Como equilibrar o Dosha ayurveda Pitta?

Apesar de a técnica já ter milênios de tradição, é espantoso saber que os hábitos de vida saudáveis já eram recomendados para ter o corpo em equilíbrio e evitar doenças. Eis as recomendações para equilibrar o seu dosha:

  • Dietas
  • Uso de plantas medicinais
  • Exercícios físicos e Yoga
  • Massagem

Mas não para por aí. Lembra-se de que no começo do artigo dissemos que uma pessoa pode manifestar um Dosha predominante? Pois é, são as características desse Dosha predominante que vão definir os alimentos adequados para a dieta e que sintomas se manifestam quando um dos Doshas está em desequilíbrio, seja o excesso ou a falta de um deles no corpo.

Ayurveda Pitta: características

Indivíduos que possuem o Dosha Pitta têm tendência a uma personalidade sensível e ficam irritadas e nervosas com facilidade. Isso acontece porque o Dosha Pitta é regido pelo fogo, gerando um comportamento impulsivo e explosivo em quem o tem com predominância. 

A parte boa é que os Pittas são altamente ativos e são conhecidos por terem um tipo físico magro ou normal, já que o metabolismo costuma ser muito rápido.

É por isso que os problemas digestivos são sintomas frequentes de quem possui o Dosha Ayurveda Pitta: problemas com a digestão, acidez no estômago, azia, esofagite e sensação de queimação são alguns dos sintomas mais frequentes desse Dosha, quando em desequilíbrio. Isso acontece porque, apesar de os Pittas não serem um sinônimo para bile, é esse pedacinho do fígado que fica desregulado quando há desequilíbrio, produzindo mais acidez no corpo do que o normal.

A febre é outro sintoma marcante, já que o aumento da temperatura do corpo é associada ao fogo e à queimação quando aumenta muito.

Dieta para o Dosha Pitta

De acordo com as recomendações da medicina ayurvédica, Pittas devem pegar leve nos alimentos picantes, que acentuam a “produção de fogo” pelo organismo. Em outras palavras, os alimentos picantes são os que tendem a descer mal, causando azia e má digestão.

Frutas: evite frutas cítricas e ácidas, como a laranja e o morango. Prefira frutas mais doces, como o mamão, a melancia e a banana.

Frutos secos: para equilibrar o Dosha Pitta, os frutos secos são uma boa pedida. Nozes, castanha de caju, amêndoas são alguns alimentos indicados para os Pittas;

Grãos: prefira trigo, cevada, aveia e arroz;

Bebidas: Pittas tendem a gostar mais das bebidas geladas do que das quentes. Água é sempre bom, mas os sucos naturais de frutas doces também podem satisfazer esse Dosha, que frequentemente sente sede.

Temperos: os temperos refrescantes vão manter o seu Dosha em equilíbrio. Experimente hortelã, erva-doce, cardamomo e coentro nas suas refeições. São saborosos e vão deixá-lo mais equilibrado.

Lembre-se: além de ficar longe dos picantes, os lacticínios e alimentos gordurosos não são indicados para a dieta de quem tem o Dosha Pitta predominante.

Agora que já conhece mais um pouco sobre o ayurveda Pitta, que tal saber mais sobre a culinária ayurveda e regular a sua alimentação?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here