O que é babyoga?

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O que é babyoga? 

Babyoga é a prática da yoga para bebês de até 3 anos, com adaptação das posturas tradicionais (asanas) e recursos lúdicos, como música e brincadeiras, que agem estimulando seu desenvolvimento físico, emocional e social.

Os primeiros anos de vida da criança estão ligados ao conhecimento do mundo e de si próprio. Respeitando-se o limite de cada etapa na transição do seu crescimento, a yoga permite estimular o tônus muscular, a postura e o equilíbrio para o engatinhar, sentar e andar.

Atualmente, a criança tem pouco contato com o corpo. Não há tantos espaços ao ar livre para brincar, subir em árvores, correr livremente. Ficam muito em casa assistindo à TV e usando eletrônicos precocemente. Pela falta de consciência corporal, surgem dificuldades de relacionamento com o mundo. A yoga para bebê é uma forma de desenvolver essa consciência corporação ao mesmo tempo que a criança se diverte com ela própria.

A yoga para bebês é indicada a partir do segundo mês. Numa fase inicial, são os pais que fazem os movimentos da criança. Pais e filhos vão se conhecendo melhor através do toque, do som e do contacto visual. O vínculo emocional entre eles se fortalece, compartilhando amor, divertimento, carinho e promovendo união, o que tende a perdurar a vida toda.

A partir de um ano e meio de idade, as crianças já conseguem praticar a babyoga sozinhas. O contato com outros bebês também é importante, sendo uma forma saudável e divertida de se socializar.

Como são as aulas de babyoga

As aulas consistem em posturas adaptadas da yoga clássica, massagem, reflexologia e alongamento. Os exercícios são sempre acompanhados de jogos e brincadeiras com música. Contam-se histórias, aguçando a criatividade e a imaginação da criança.

A babyoga o bebê a relaxar e a dormir melhor. As posições e massagens feitas na sua barriga aliviam as cólicas e a prisão de ventre e ajudam na digestão. Além disso, as crianças tornam-se mais calmas.

Outros benefícios da babyoga

  • Fortalece o sistema imunitário;
  • Auxilia o desenvolvimento neuromuscular;
  • Promove a  auto-confiança e a autoestima;
  • Conscientiza da importância da respiração;
  • Equilibra o sistema nervoso e o sistema endócrino;
  • Aumenta a flexibilidade e a coordenação motora; 
  • Constitui uma atividade física equilibrada e direcionada;
  • Reduz o stress e a ansiedade;
  • Aumenta a capacidade intelectual;
  • Desenvolve o espírito de equipe e a cooperação;
  • Ajuda na concentração, na atenção e no relaxamento;
  • Desenvolve a capacidade de lidar com o stress e a ansiedade de uma forma mais eficaz;
  • Desenvolve corpos ágeis e saudáveis;

Alguns exercícios de yoga para bebês

Há vários exercícios de babyoga. Conheça 4 deles.

Aquecimento: borboleta imaginária nas mãos

Diga para a criança que há uma borboleta  na palma de uma das mãos dela. Ela deve imaginar as características desse animal, como a cor. Depois, fazer de conta que a borboleta está na sala e ir atrás dela.

Posição do cão

A criança deve ficar posicionada com a coluna reta e com os quatro membros apoiados no chão. Eleva-se o quadril até que as orelhas fiquem entre os braços, olhando-se para as coxas. Os calcanhares devem estar apoiados no chão.

Balanço de costas

Um deve se sentar de costas para o outro. Depois, eles devem começar a se balançar de frente para trás, flexionando e estendendo o tronco. Ao fazer esta postura, deve-se sentir o alongamento das pernas e das costas.

Balanço do bebê nas pernas

Os pais devem ficar de costas, deitados com as pernas flexionadas. Depois, devem colocar os bebês nas suas pernas, com o umbigo voltado para baixo, segurá-los nas mãos e balançar para frente e para trás. Durante o movimento, os pais podem cantar uma música que a criança goste.

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