A barriga pós-parto pode voltar ao normal?

0
303

A barriga pós-parto pode voltar ao normal?

 

Essa é uma dúvida de muitas mães de primeira viagem, a barriga pós-parto pode voltar a ser como era antes da gravidez? Não há uma resposta definitiva para isso, afinal cada corpo é um corpo. Depende muito de questões genéticas e dos cuidados que a mulher teve durante a gestação.

A barriga pós-parto fica distendida porque o útero ainda está grande, já que durante 9 meses foi aumentando de tamanho para carregar o bebê. Só isso já deveria ser motivo de orgulho, não é mesmo? Mas fique tranquila, vamos mostrar algumas formas naturais de fazer com que sua barriguinha volte a ser igual ou mais parecida com o que era antes do bebê morar nela.

 

A barriga pós-parto some sozinha?

 

Em termos biológicos, sim. O útero leva em média de 4 a 6 semanas para voltar ao tamanho e posição normais, isso já diminui aquela aparência de como se você ainda estivesse grávida. A amamentação aumenta a produção de um hormônio chamado ocitocina, também conhecido como o hormônio do amor. A ocitocina ajuda o útero a voltar ao lugar, ao enviar uma mensagem de que o bebê já saiu e está ali mamando. Não é fantástico?

Ah, e aquela linha marrom que fica na barriga da gestante, chamada de linha nigra, some em no máximo 6 meses após o parto, desde que você não deixe a região muito exposta ao sol. Se for andar com o barrigão de fora, passe sempre protetor solar!

 

Como diminuir barriga pós-parto de forma natural

 

A barriga pós-parto pode ser tratada de maneira saudável. Abaixo damos algumas dicas para você pôr em prática, desde que seu médico autorize.

 

  1. Amamentação: como dissemos, a amamentação ajudará o útero a voltar, e queima muitas calorias, pois exige muito do corpo. Então é uma forma de eliminar os quilos a mais que foram ganhos na gestação;
  2. Atividade física: assim que o obstetra te liberar a praticar atividades físicas, invista primeiramente nas de baixo impacto, como caminhadas e ioga, para que seu corpo se acostume. Cada médico sugere um tempo diferente para que a mãe faça musculação ou outros exercícios de fortalecimento muscular;
  3. Água: sim, parece simples, mas ajuda. O consumo ideal de água favorece a produção de leite, e também melhora o aspecto da pele, inclusive da barriga. A recomendação para mulheres no pós-parto é beber aproximadamente 3 litros de água por dia;
  4. Alimentação saudável: uma alimentação equilibrada e saudável também favorece a perda de peso no puerpério, e as mudanças positivas na barriga;
  5. Drenagem linfática: Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a drenagem linfática “tem influência direta no aumento da oxigenação dos tecidos, favorece a eliminação de toxinas e metabólitos, aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestório, aumenta a quantidade de líquidos a ser eliminada e melhora as condições de absorção intestinal, dentre outras funções.”. São muitas vantagens para seu corpo, não é verdade?

 

Tem alguma dica saudável para diminuir a barriga pós-parto? Já tentou as técnicas apresentadas aqui? Conte nos comentários como foi sua experiência, assim pode ajudar outras mulheres que estão na mesma situação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here