Saiba quando comer batata doce: antes ou depois do treino

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Saiba quando comer batata doce: antes ou depois do treino

A batata doce é uma delícia muito utilizada pelos praticantes de exercício físico regular. Se você começou agora, pode estar se perguntando quando comer a batata doce, antes ou depois do treino?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem, não se preocupe, você não está sozinha. Primeiramente, saiba que a batata doce contém uma mistura poderosa de nutrientes. Trata-se de um carboidrato complexo, que libera a insulina lentamente no corpo. Excelente para quem quer perder peso de forma saudável. Seu corpo requer nutrição balanceada para manter o equilíbrio, assim você poderá notar os benefícios de seus esforços.

Fizemos uma pesquisa para ajudar você a saber em que momento o consumo do tubérculo é recomendado, saiba quando se recomenda batata doce, antes ou depois do treino.  

Qual a maneira correta de inserir batata doce na dieta: antes ou depois do treino?

Embora a dúvida sobre a hora certa de ingerir batata doce, antes ou depois do treino, uma coisa é consenso entre os praticantes de atividades físicas e as pessoas que buscam por uma alimentação saudável: a batata doce fará sempre parte de uma dieta balanceada. O tubérculo, para além de delicioso, possui propriedades pouco divulgadas, mas muito importantes. São eles:

 

  1. Alta concentração de ferro: a batata doce é capaz de repor o ferro do nosso organismo. Esse importante mineral é perdido durante os treinos, em grandes quantidades se for um atleta de alto desempenho. Se você for uma iniciante no mundo fitness não se preocupe, não está pondo em risco sua reserva de ferro. No entanto, ingerir batata doce, ao menos uma vez na semana irá trazer sensação de saciedade e deixará seus níveis do mineral em dia.

 

  1. Vitaminas presentes na batata doce

 

  • Vitamina A: trata-se de um poderoso antioxidante, que combate os radicais livres, e é capaz de proteger as células do corpo de maneira completa. Visão, ossos e sistema imunológico são também partes importantes protegidas pela vitamina A. Para que você faça a ingestão correta do tubérculo e se beneficie de suas vitaminas, o ideal é consumir uma batata doce média com a casca. Isso promete fornecer 100% do valor diário, que uma mulher precisa de vitamina A. Você também notará melhorias em seu cabelo e pele, além de manter sua aparência mais jovial.  
  • Vitamina C: assim como a vitamina A, a vitamina c também é um antioxidante. Ela desempenha um papel importante na proteção das membranas celulares contra danos oxidativos. As batatas doces contêm vitamina C, que ajuda a combater infecções, curar feridas e absorver ferro. Você pode incluir o tubérculo não só nas refeições principais, mais fazer smoothies e sopas podem ser uma boa maneira de se beneficiar de suas propriedades.

Devo comer batata doce antes ou depois do treino?

Na verdade introduzir a batata doce antes ou depois do treino tem suas vantagens. As batatas doces são compostas de carboidratos complexos – longas cadeias de moléculas de açúcar, que quando ingeridos  se transformam em glicose (açúcar) – a principal fonte de energia do corpo. Portanto a ingestão do tubérculo irá trazer benefícios diferentes de acordo com o momento em que for absorvida.

  • Pré-treino: Os especialistas sugerem que você alimente seu corpo com carboidratos. À medida que a intensidade do seu exercício aumenta, o glicogênio muscular é usado, o que causa uma maior necessidade de carboidratos. Sendo a batata doce um carboidrato complexo, você terá maior tempo de carboidratos sendo liberados no sangue.
  • Pós-treino: Seu corpo precisa de carboidratos emparelhados com proteína para reconstruir e reparar os músculos. Obter carboidratos no seu sistema é vital pós-treino para ajudar a substituir a energia armazenada (glicogênio) que foi perdida durante o exercício. Em outras palavras, uma refeição 50% carboidratos e 50% proteínas irá desempenhar um excelente resultado para a sua reconstrução muscular.

 

Portanto, você pode comer batata-doce antes ou depois do treino. O correto é inserir esse delicioso tubérculo tanto antes, quanto depois, já que ela vai auxiliar no dois momentos. Sendo uma grande fonte de carboidrato complexo, que tem baixo índice glicêmico, vai fornecer energia sustentável antes do treino, e por serem ricas em ferro, fibras, ajudará o corpo a processar os açúcares, resultando em um suprimento constante de energia por períodos mais longos. Já comer uma batata doce pós-treino é ideal, pois elas contêm cobre, o que pode ajudar a manter o tecido muscular saudável e repor os níveis de energia. Agora que você já sabe de todas os benefícios da batata doce, comece já a elaborar receitas.

 

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