O que um bebê de 5 meses consegue fazer?

0
393

O que um bebê de 5 meses consegue fazer?
Reconhecer o próprio nome, trocar um objeto de mãos, levar tudo à boca, estender os braços pedindo colo… Veja quais são os principais marcos de desenvolvimento do bebê aos 5 meses de idade
Com habilidades mais acuradas, um bebê de 5 meses entra numa verdadeira explosão de descobertas e autoconhecimento. Ele já possui cabeça e membros mais simétricos e uma postura cada vez mais firme, por isso, já consegue sentar com apoio mantendo as costas retas, eleva as pernas até alcançar os pés, mantém a cabeça estável, rola na cama quando está virado de bruços e apoia na palma da mão numa tentativa de se levantar.

A sua curiosidade também já está mais aguçada. O bebê de 5 meses segura objetos e consegue passá-los de uma mão para a outra. É hora de ter atenção ao que ele tem à sua frente, porque é bem provável que irá querer tocar e agarrar tudo.

Outra característica do bebê de 5 meses é “ver com a boca”. Nessa fase ele coloca tudo na boca, pois essa é sua maneira de experimentar e conhecer os objetos. Ele vai chupar os brinquedos, colocar o pé na boca (e achar o máximo!), lamber objetos que estão à sua volta e até pegar o dedo da mãe e tentar morder. Atenção redobrada ao que está pelo chão, principalmente peças pequenas.

Ele também já percebe os sons que emite e provavelmente os acha muito divertidos. É a hora de ouvir pela casa vários gritinhos de alegria e até ter a conversa com a amiga interrompida por algum “bá-bá-bá”, afinal, o bebê de 5 meses já percebeu como é bom ter a atenção para si.

Os conceitos de causa e efeito também estão sendo descobertos nessa altura. Seu bebê de 5 meses poderá jogar objetos no chão só para ver você pegá-los ou simplesmente vê-los caírem mesmo. Por mais cansativo que seja, entre na brincadeira, pois esse momento irá proporcionar muitas e deliciosas risadas.
Interação pessoal
Nessa idade, o rosto do bebê já expressa sensações como medo, susto, alegria, raiva, ansiedade e excitação. Ele reconhece o próprio nome e vira a cabeça ao ouvir alguém chamá-lo, mas pode estranhar pessoas que não conhece ou não vê frequentemente.

Ele também já sabe quando quer colo e irá erguer os braços quando alguém chegar para tirá-lo do berço. Veja outras habilidades do bebê de 5 meses:

Fica feliz quando vê as pessoas que gosta, emitindo sons e mexendo braços e pernas;
Gesticula, ri e chora para comunicar e interagir;
Demonstra medo quando ouve barulhos repentinos e altos;
Distingue uma voz tranquila de uma voz nervosa;
Fica mais atento e faz a mesma coisa durante mais tempo;
Chama a atenção através de sons e movimentos corporais;
Gosta de brincar com o seu próprio corpo, principalmente mãos e pés;
Apoia-se nas mãos, levantando os ombros e a cabeça quando deitado de cabeça para baixo.

Estes marcos são considerados padrão de desenvolvimento do bebê aos 5 meses, mas cada criança possui seu ritmo de aprendizado. Caso seu filho ainda não faça algum item dessa lista, não se preocupe. Espere o tempo dele e, em caso de dúvidas, converse com o pediatra.

Sono do bebê de 5 meses
O bebê de 5 meses ainda precisa de uma rotina que envolve de 11 a 15 horas de sono por dia, sendo cerca de 8 horas de sono noturnas e as restantes divididas entre 2 a 3 sestas durante o dia.

Alimentação do bebê de 5 meses
O aleitamento exclusivo segue até os 6 meses, por isso, aos 5 meses o bebê ainda deve se alimentar apenas de leite materno ou fórmula, se for o caso. Caso o pediatra ache necessário, poderá liberar alimentos como fruta crua ou cozida. Não comece nenhum tipo de introdução alimentar no bebê antes dos 6 meses sem falar com o pediatra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here