Os 6 benefícios da auriculoterapia

0
44

Os 6 benefícios da auriculoterapia

Constituída em um formato que remete ao feto humano, a orelha possui pontos que, se estimulados, são capazes de tratar diversas doenças. A auriculoterapia, técnica da Medicina Tradicional Chinesa que possui uma conexão direta com terminações do sistema nervoso central que, ao ser pressionado, resulta em reações positivas de fluxo energético. Na região temos seis canais energéticos que refletem os diversos órgãos. 

Os benefícios da auriculoterapia são diversos, pois a técnica é capaz de tratar dificuldades físicas e também emocionais de maneira simples e sem o uso de medicamentos alopáticos. Ela é muito indicada para pessoas que sofrem de dores crônicas ou enfrentam problemas psicológicos. Com os benefícios da auriculoterapia é possível que os pacientes consigam resultados satisfatórios após as primeiras sessões.  

Como é aplicada a auriculoterapia? 

As sessões de acupuntura auricular funcionam como qualquer outra terapia. Primeiro é preciso passar por uma consulta minuciosa com o auriculoterapista para que ele possa começar a investigar as queixas principais. Só assim é possível que ele estabeleça um plano que possa levar a cura. As estimulações são feitas por meio de:

– Agulhas intradérmicas: pequenas esferas que permanecem 7 dias, aplicadas na área da orelha.

– Agulhas filiformes: são aplicadas no consultório durante a sessão. 

– Sementes: normalmente de mostarda, são coladas em toda a esfera. 

– Esferas magnéticas: pequenas estruturas que são fixadas com fita adesiva na pele.

– Laser: muito utilizada por pessoas que tenham fobia de agulha, o laser é uma alternativa para quem busca um tratamento mais natural e indolor. 

Inevitavelmente a acupuntura auricular dói. Isso porque, na orelha existem 160 pontos que são mais sensíveis a dor, o que  faz parte da técnica ao conseguir encontrar o local exato do ponto certo que, como vimos, tem contato direto com o órgão doente. 

Benefícios da auriculoterapia: 6 tratamentos

Com a técnica de acupuntura auricular é possível ajudar a restabelecer a saúde física e psicológica aos pacientes que sofrem de diversas doenças. Entre elas: 

1 – Infertilidade feminina

Sabemos que a dificuldade em ter filhos é um problema na vida de muitas mulheres. Por conseguir equilibrar as taxas dos níveis de hormônio e o fluxo sanguíneo em toda a vagina, a técnica milenar chinesa é uma forma de relaxar o útero, o que aumenta as chances de uma gravidez. 

2 – Problemas com hipertensão 

Terapia complementar, a acupuntura auricular pode servir de tratamento auxiliar ajudando a diminuir e controlar a pressão arterial. 

3 – Obesidade e excesso de peso 

Além de ajudar a reequilibrar o sistema endócrino, a acupuntura auricular também auxilia na diminuição dos sinais da ansiedade, um dos problemas que dificulta a perda de peso. Isso porque, ao estar mais calmo, o paciente consegue estabelecer melhor suas metas no que se refere a alimentação e a prática esportiva.

4 – Problemas de pele e alergia

Coceiras e manchas podem ser tratados com a aplicação de agulhas nas orelhas. Isso porque existem pontos que minimizam a ação alérgica, melhorando a imunidade do sistema.  

5 – Cólicas e irregularidades menstruais 

Tudo que envolve menstruação pode ser tratado com a auriculoterapia por conta do seu controle do ciclo hormonal. Para quem possui uma Tensão-Pré Menstrual muito intensa, cólicas fortes e fluxo sempre atrasado a prática é uma ótima opção. 

6 – Dores na coluna vertebral

Lombar, cervical e dorsal. As dores nas costas afetam diariamente trabalhadores que passam o dia em pé, muito tempo sentados ou exercem atividades repetitivas. A auriculoterapia trata de todas essas dores, oferecendo gradativamente uma melhora considerável oferecendo a sensação de bem-estar.  

Mesmo com os benefícios da auriculoterapia, a técnica serve como um complemento da medicina tradicional em casos mais graves. O ideal é conciliar os tratamentos e fazer uso dos medicamentos recomendados pelos médicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here