10 benefícios do carvão ativado

0
266

10 benefícios do carvão ativado

O carvão ativado é um tipo de carbono puro. É poroso como uma esponja, tem a capacidade de absorver seletivamente substâncias nocivas que estão nos gases, líquidos, nos alimentos e no nosso corpo. Ele é feito a partir da queima de várias fontes naturais, como madeiras, cascas de coco, noz, etc. Este material é diferente do carvão usado para fazer churrasco, que vem da lenha.

Há inúmeros benefícios do carvão ativado, da estética até a salvação de vidas em casos de intoxicação por produtos químicos, alimentos, medicamentos e venenos. Separamos aqui 10 benefícios do carvão ativado.

Principais benefícios do carvão ativado

1- Desintoxicação 

O principal benefício do carvão ativado é remover as toxinas do organismo. Ele é muito utilizado em emergências para tratamento de intoxicações medicamentosas e alimentares, por agentes químicos ou venenos, por exemplo.

O material absorve o veneno transmitido por picadas de escorpiões, cobras, aranhas, abelhas, entre outros.

Carvão ativado também é usado no caso de intoxicação medicamentosa acidental de muitas drogas, tais como: acetaminofeno, aspirina, morfina, betabloqueadores, broncodilatadores ou em tentativa de suicídio com barbitúricos, antidepressivos e outros.

Fertilizantes, pesticidas, metais pesados e água sanitária deixam de ser absorvidos quando se ligam ao carvão ativado.

Também nas intoxicações alimentares, as bactérias e as toxinas do Vibrio cholerae, Escherichia coli, Clostridium perfringens são adsorvidas e impedidas  que passem para o sangue.

O carvão absorve eficazmente o álcool etílico na intoxicação alcoólica aguda.

2- Antiflatulência

Outra função do carvão ativado é a capacidade de absorver os gases ou as bactérias intestinais que produzem gases, reduzindo o edema, desconforto e a dor intestinal.

3- Atua como curativo

Também é utilizado no tratamento de úlceras da pele, feridas infectadas com pus, absorvendo bactérias, diminuindo secreções e reduzindo o mau cheiro. 

4- Na icterícia grave do recém-nascido 

Pela adsorção de bilirrubina.

5- Filtragem de água 

Carvão ativado pode tirar impurezas na água, incluindo, pesticidas, produtos químicos, solventes e resíduos de lixo industrial.

6- Clareamento dos dentes

Ajuda a clarear os dentes manchados pelo café, chá e cigarro. 

Equilibra o pH da boca, o que pode impedir o crescimento de placa bacteriana e prevenir cáries, mau hálito e gengivites.

7- Anti-envelhecimento 

Beneficia os rins e fígado, ajudando o corpo a liberar as toxinas e produtos químicos que causam os danos e envelhecimento precoce.

8- Redução do colesterol

O carvão ativado reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. 

Um estudo recente constatou que o uso de 8 gramas de carvão ativado por dia em quatro semanas diminuiu em 25% o colesterol total, em 41% o colesterol LDL e aumentou em 8% o colesterol HDL.  

9- Melhora o odor em ambientes

É  capaz de absorver uma grande variedade de odores das geladeiras, gavetas, fornos.

10 – Ajuda a reduzir o fluxo biliar, ou colestase, em mulheres grávidas.

Efeitos colaterais

Quando não usado corretamente e sem orientação médica, pode causar os seguintes efeitos colaterais:

  • Diarréia
  • Prejuízo nutricional
  • Escurecimento das fezes
  • Prisão de ventre
  • Vômitos

Como usar o carvão ativado

O carvão ativado é encontrado na apresentação de tabletes, cápsulas e pó. A dose depende  da indicação. Pode ser ingerido com água ou com suco de frutas.

O seu uso deve ser feito longe do horário das refeições, pois pode comprometer a absorção de vitaminas e oligoelementos. Não se deve ingerir carvão regularmente por mais de 1 ano seguido.

Na estética, pode ser absorvido sob forma de shampoos, máscaras faciais e sabonetes. 

Pode se adquirido em lojas de produtos naturais e farmácias.

Para cada copo de água (250 ml), deve se utilizar 1 colher (chá) de carvão vegetal.

Recomenda-se:

  • 1 a 2 cápsulas ou tabletes 3 a 4 vezes ao dia ou 2 a 4 copos por dia.

Em casos de envenenamentos, a dose a ser administrada deve ser bem superior à quantidade em peso do veneno ingerido, em torno de 8 a 10 vezes.

Na emergência, é indicado lavagem gástrica para a eliminação do agente causador, caso  tenha sido introduzido por via oral.

Em caso de picada de cobra, lava-se o local da picada com sabão. Se não existir antídoto para o veneno ou se o acidente ocorrer em local sem recursos, coloque imediatamente um cataplasma sobre a área afetada e troque a cada vinte minutos, por três a quatro vezes. Também faz-se o carvão a cada 2 horas, por via oral, durante 3 dias. Esse tratamento não deve substituir a procura pelo soro. 

Para fazer o cataplasma: Dissolver uma colher de sopa (cheia) de carvão em pó em água até formar uma pasta. 

Para Envelhecimento: uma dose diária e regular de 20 a 80 gr (3 a 12 colheres de sopa) de carvão em pó.

Para Clareamento  dos dentes: Pode colocar um pouco de carvão ativado na escova de dentes e usar ao mesmo tempo que a pasta dentífrica. Deixe o carvão agir durante 5 minutos antes de enxaguar.

Para  Icterícia grave do recém-nascido: 1/2 colher de chá de carvão ativado em uma mamadeira, a cada 3 horas.

Para aliviar gases e inchaço: 500 miligramas de carvão ativado uma hora antes de uma refeição típica de produção de gases, em um copo cheio de água. Após, beber mais um copo de água. 

Contraindicação

É contraindicado para crianças com menos de 2 anos, pacientes com hipersensibilidade ao carvão, processos obstrutivos intestinais, problemas gastrointestinais, pós-cirurgia intestinal, peristalse diminuída ou em pacientes que ingeriram substâncias corrosivas, cáusticas ou hidrocarbonetos,  

Sua ingestão em grávidas e durante a amamentação é feita somente sob orientação médica.

São inúmeros os benefícios do carvão ativado, da estética até a salvação  de vidas em casos de intoxicação por produtos químicos, alimentos, medicamentos e venenos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here