Os benefícios do Yoga: corporais, mentais, espirituais e psicológicos

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Os benefícios do Yoga: corporais, mentais, espirituais e psicológicos

 

O Yoga associa meditação com exercícios de respiração e relaxamento e contribui para o bem estar  físico, mental, psicológico e espiritual.

Muito mais que a meditação, respiração e postura, o Yoga é uma filosofia que  tem como base 5 princípios conhecidos como Yamas:

1.Não seja violento

2.Mantenha-se verdadeiro

3.Não roube

4.Pratique o autocontrole

5.Pratique o desapego

Para que a pessoa se beneficie do Yoga, é necessário praticar regularmente, por um prazo considerável ou até mesmo para o resto da vida e se comprometer a mudar seu estilo de vida.

Os benefícios do Yoga

Quem pratica a atividade desfruta de  diversos benefícios. Confira alguns deles abaixo.

Benefícios do Yoga para o corpo

O Yoga ajuda na disciplina, promove autoconhecimento e domínio do corpo. Emagrece, ajuda na relação sexual, equilibra a pressão arterial e os batimentos cardíacos e estimula o sistema imunológico, além de eliminar toxinas do corpo e ativar a circulação sanguínea e linfática.

Desenvolve maior condicionamento físico, fortalece os músculos, melhora a flexibilidade e a postura. Além disso, ameniza dores e aprimorar a capacidade respiratória.

Benefícios do Yoga para a mente

O Yoga melhora a concentração e a qualidade do sono, ajuda os praticantes a lidarem melhor com suas emoções, relaxa, diminui o estresse e  ansiedade.

A meditação praticada no yoga faz com que a pessoa se concentre no presente, desocupando a mente de problemas do passado ou futuro, o que proporciona equilíbrio emocional, sensação de paz interior, bem estar e equilíbrio da mente para as situações do dia-a-dia.

 

Benefícios do Yoga para o espírito

 

Desenvolve o autoconhecimento que conduz a um estado de harmonia, paz e felicidade.

Aumenta a espiritualidade trazendo uma energia interior que dá serenidade para resolver situações adversas.

Faz com que os praticantes se tornem ser humanos melhores, mais evoluídos

 

Benefícios psicológicos

Alivia os sintomas da depressão

Amplia a autoestima

Beneficia relacionamentos inclusive conjugais.

Melhora o humor

Baixos níveis de serotonina estão associados com comportamento depressivo e obsessivo.A prática de yoga regular aumenta os níveis desse hormônio produzindo melhorias significativas desses quadros. Outro neurotransmissor que parece influenciar este aspecto é o GABA.Tem sido demonstrado que o yoga também produz um aumento deste neurotransmissor..

 

As posturas do Yoga e seus benefícios

 

Asanas são as posturas de yoga  em sânscrito.

Permitem uma excelente oxigenação a nível pulmonar e cerebral, aumentam a capacidade respiratória, a frequência cardíaca, estimulam a concentração e purificam o organismo.

Equilibram os hormônios secretados pelas glândulas trazendo estabilidade mental e relaxamento.

Alguns tipos de Yoga

Hatha Yoga – relacionado com exercícios de respiração e postura.

Karma Yoga –relacionado a  ação e aos valores humanos.

Raja Yoga – relacionado a meditação e práticas de controle mental.

Bhakti Yoga – relacionado ao louvor,  rituais, canto e oração.

Dhyana Yoga –relacionado a meditação, visualizações e contemplação.

Jnana Yoga – relacionado ao conhecimento

Kriya Yoga – relacionado  ao equilíbrio energético, usando meditação com mantras..

Kundalini Yoga – relacionado ao controle da energia do corpo.

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