Dermatologistas não recomendam uso de bepantol para olheiras

0
846
Dermatologistas não recomendam uso de bepantol para olheiras

Dermatologistas não recomendam uso de bepantol para olheiras

As olheiras são decorrentes do acúmulo de melanina (pigmento escuro da pele) e da dilatação de vasos sanguíneos da pele das pálpebras. Os fatores que causam as olheiras são: falta de sono, estresse, fatores genéticos e hormonais e a idade.

 

Muitas pessoas costumam fazer uso de bepantol para olheiras. A pomada é uma aliada das mães, conhecida pela sua capacidade de hidratar e proteger a pele do bebê e protegê-lo das assaduras. Mas o uso da pomada para olheiras não é recomendado, já que ela apenas melhora discretamente a aparência. Isso porque massagem por si só ajuda a reduzir os efeitos dos vasos sanguíneos na pele.

 

De acordo com os dermatologistas, o tratamento das olheiras é baseado na eliminação de pigmentos (através de peelings, laser, preenchimento ou medicamentos) e na hidratação. O uso de bepantol para olheiras ajuda somente em um desses fatores, na hidratação.

 

O principal componente do produto é uma substância chamada dexpantenol, também conhecida pelo nome de pró-vitamina B5, que auxilia na retenção de água na pele. Conforme o fabricante, a ação do produto é hidratar e combater o ressecamento da pele. Não há na sua composição nada que tenha ação clareadora. Portanto, não vale a pena usar o produto para olheiras, até porque não há  indicação para essa finalidade em sua bula.

 

Por isso, ao invés do uso de bepantol para olheiras, as pessoas podem usar outros medicamentos e receitas mais indicados. Separamos aqui alguns deles. Veja as dicas.

 

Produtos e ingredientes mais usados

 

Dermatologistas recomendam que o tratamento das olheiras seja baseado na hidratação e na eliminação de pigmentos, o que pode ser atingido com técnicas como peelings, laser e  preenchimento ou com o uso de medicamentos.

 

Os medicamentos mais recomendados são: vitamina K, hidroquinona, arbutin, ácido kójico, ácido fítico , Ácido tioglicólico, Vitaminas C e E.

 

Não se esqueça de que o uso dessas substâncias deve ser feito após indicação médica. Portanto, é imprescindível visitar um especialista antes de começar um tratamento, para que ele tenha os melhores resultados e não tenha outros efeitos.

 

Receitas caseiras

Há várias receitas caseiras que podem ajudar na diminuição das olheiras. Alguns exemplos são soluções como chá de camomila, mamão com leite, água de arroz e máscara de café.

 

O uso de bepantol para olheiras é mito. Ele melhora discretamente a aparência, porque a massagem por si só ajuda a reduzir os efeitos dos vasos sanguíneos na pele. Mas só atua na hidratação das olheiras. Para a eliminação de pigmentos, é necessária a realização de técnicas como peelings, laser e preenchimento ou o uso de medicamentos recomendados pelo dermatologista.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here