Cadeira de alimentação portátil: como encontrar a ideal?

0
386

Cadeira de alimentação portátil: como encontrar a ideal?

 

Há quem pense que comprar uma cadeira de alimentação portátil para o bebê seja algo desnecessário porém a praticidade que o objeto oferece a família durante as refeições cotidianas vale qualquer investimento.

 

Adaptável e pouco volumosa, a cadeira de alimentação portátil pode ser transportada para qualquer local e possui maneiras de acoplar na mesa, permitindo que a criança participe ativamente da rotina dos pais. Alguns modelos servem também como cadeirinha normal, com encosto reclinável e bandeja removível, para ser usado antes mesmo da criança começar o processo de alimentação.  

 

Cadeira de alimentação portátil: fique atento!

 

O mercado oferece uma série de modelos, porém na hora de escolher o cadeirão portátil para bebê perfeito para as suas necessidades é bom levar em conta alguns fatores importantes:

 

– Proteção e segurança
A primeira de todas e a mais importante é constatar se o cadeirão portátil apresenta o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o INMETRO, que regulariza as questões de segurança de produtos no Brasil. Para serem comercializadas, as peças devem estar de acordo com os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Cadeiras de Alimentação para Crianças, onde são verificadas alguns itens como a  estrutura, estabilidade, partes móveis e o material de produção.  

 

– Conveniência
Ao contrário dos cadeirões tradicionais, a cadeira de refeição portátil é prática pois cabe em qualquer lugar, ocupando pouco espaço. Ideal para famílias que moram em apartamentos ou que possuem uma rotina de viagens e saídas com o bebê.

 

– Higienização
No momento da compra a questão da praticidade da limpeza deve ser levada em conta, pois é natural que a criança brinque com a comida e acabe sujando em todas as refeições a bandeja. Água e sabão neutro diariamente são essenciais para manter a higiene, pois muitas vezes o bebê acaba passando o alimento na mesa antes de levar em direção a boca.

 

– Utilidades
A hora da alimentação é quando a família pode começar a estimular o paladar do bebê, por isso é necessário que não tenha outros grandes atrativos chamando a atenção da criança. Cadeirões com objetivos musicais ou brinquedos acoplados acabam atrapalhando o desenvolvimento e distraindo o ambiente, fazendo com que ele coma sem prestar a devida atenção nos alimentos.

Qual o momento ideal para usar o cadeirão?

Uma discussão corriqueira é sobre qual a idade ideal para que o bebê possa começar a usar a cadeira de refeição portátil. Alguns modelos podem ser usados antes mesmo da criança iniciar as refeições sólidas, mas no geral é entre o sexto e o oitavo mês que eles iniciam essa fase, já conseguindo ficar sentados, presos com o cinto.  

 

Até os três anos de idade ou quando a criança se encontra por volta de 15 quilos, é a hora recomendada de trocar o cadeirão pela cadeira normal. Maiorzinho ele conquista uma autonomia para se sentar na mesa sem nenhuma necessidade de apoio.

 

Vale lembrar que em qualquer idade é relevante não deixar a criança sozinha, sem a supervisão de um adulto enquanto está no cadeira de alimentação portátil. Por mais modernos que os produtos sejam sempre existe algum risco de queda. Não arrisque!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here