Cardápio – Dieta Paleo para iniciantes

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Cardápio – Dieta Paleo para iniciantes 

O cardápio dieta paleo foi desenvolvido com inspiração nos seres humanos caçadores, nossos ancestrais de milhares de anos atrás no período paleolítico. Apesar de ser impossível saber o que eles comiam em diferentes partes do mundo, pesquisadores acreditam que a dieta consistia em alimentos integrais.

Com uma dieta desse tipo de uma rotina de caçador, é de se imaginar que o homem naquela época não enfrentava doenças como as que vemos hoje, como a obesidade, diabetes e as doenças cardiovasculares – nesse ponto, nós pagamos um preço alto pela evolução.

A dieta paleo funciona?

Diversos estudos sugerem que esse tipo de dieta pode levar a uma perda de peso significativa e melhoras na saúde em geral. Este artigo é uma introdução básica ao cardápio dieta paleo e informações que você precisa conhecer antes de embarcar nessa ideia.

Não existe uma “maneira certa” de comer para todo o mundo, assim como no período paleolítico também não havia. O homem tinha sua dieta sujeita à disponibilidade: não era ele que escolhia se ia comer frango ou boi, mas o primeiro animal que aparecesse. Alguns deles ingeriam dietas low-carb ricas em proteínas, enquanto outros de nossos antepassados comiam mais carboidratos presentes em frutas.

Por isso, considere que este artigo é um guia generalizado – nada definitivo. Você pode adaptar o cardápio dieta paleo para ajustá-lo às suas preferências e necessidades, ok?

Aqui vão algumas informações básicas:

Coma: carne vermelha, branca, ovos, vegetais, frutas, sementes, frutos secos, ervas, temperos, gorduras boas e azeite.

Evite: alimentos processados e industrializados, adoçados artificialmente, refrigerantes e derivados, grãos, laticínios, legumes, adoçantes artificiais, óleos vegetais, margarina e gordura trans.

É fácil saber o que comer e o que evitar: é só imaginar se o alimento já existia no período paleolítico. Se não existia, não coma. A Coca-Cola é um deles, ok?

Cardápio Dieta Paleo – 1 semana

Esse exemplo de cardápio dieta paleo contém quantidades balanceadas de alimentos permitidos pela dieta. Você pode ajustá-lo sempre que quiser para que encaixe no seu gosto, lembrando de tentar evitar o que não faz parte dos alimentos permitidos.

Segunda-feira

  • Café da manhã: ovos e vegetais grelhados em óleo de coco e um pedaço de fruta;
  • Almoço: salada de alface, tomate e frango desfiado com azeite e nozes trituradas;
  • Jantar: hambúrguer de patinho artesanal grelhado com vegetais e salsinha.

Terça-feira

  • Café da manhã: ovos mexidos, peito de peru e um pedaço de fruta;
  • Almoço: hambúrgueres da noite anterior;
  • Jantar: salmão na manteiga com vegetais.

Quarta-feira

  • Café da manhã: vegetais e cogumelos
  • Almoço: sanduíche na folha de alface com carne e vegetais frescos.
  • Jantar: bife com vegetais no vapor.

Quinta-feira

  • Café da manhã: ovos e uma banana;
  • Almoço: atum com feijão fradinho e salada de alface;
  • Jantar: filé de tilápia com mandioquinha cozida.

Sexta-feira

  • Café da manhã: ovos e vegetais fritos em óleo de coco ou azeite;
  • Almoço: salada com frango e alface em azeite com frutos secos triturados por cima;
  • Jantar: filé mignon com vegetais e batatas doces.

Sábado

  • Café da manhã: ovos com bacon e um pedaço de fruta;
  • Almoço: bife da noite anterior com vegetais;
  • Jantar: salmão cozido com vegetais e avocado.

Domingo

  • Café da manhã: carne com vegetais da noite anterior;
  • Almoço: sanduíche em folhas de alface com carne e vegetais frescos;
  • Jantar: asinhas de frango grelhadas com vegetais e salsinha.

Geralmente não há necessidade de contar calorias ou macronutrientes no cardápio dieta paleo, ao menos no começo. No entanto, se você precisa perder muito peso, o ideal é que corte o consumo dos carboidratos e limite a ingestão de gorduras (como as nozes, frutos secos e bacon, por exemplo).

Lanches dieta paleo

Nesse tipo de dieta, geralmente não se come mais do que três refeições diárias, mas se você sentir fome entre as refeições pode apostar nesses ingredientes para um lanchinho:

  • Cenouras
  • Ovos cozidos
  • Frutas
  • Frutos secos e nozes

O cardápio dieta paleo não é muito restritivo em relação ao que beber, excluindo os refrigerantes e bebidas industrializadas. Você pode continuar tomando sucos de fruta 100% naturais, chás e café, mas o ideal é que a sua principal bebida para matar a sede seja a água.

O cardápio dieta paleo é simples de fazer e pode ajudar a perder muitas calorias e evitar o consumo de produtos que fazem mal para a saúde. Se quiser adotar essa dieta, lembre-se de conversar com o seu médico ou nutricionista sobre essa ideia. Boa sorte!

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