Como montar um cardápio para diabéticos

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Como montar um cardápio para diabéticos 

Sabemos que a alimentação de um diabético é um pouco restrita. Elaborar um cardápio para diabéticos é uma tarefa fácil, mas que necessita de atenção. Tendo em conta que o portador da doença não pode ingerir açúcares, farinhas refinadas e nem mesmo excesso de frutose (açúcar natural da fruta). Mesmo que pareça saudável ingerir frutas, aveia e arroz, por exemplo, o alto teor de carboidratos poderia pôr em risco uma pessoa com diabete. Por esse motivo é importante saber como elaborar um cardápio para diabéticos que seja prático, saboroso e diversificado. Neste artigo você vai encontrar dicas de alimentação dietética saudável e equilibrada.

Cardápio para diabéticos: qual a diferença entre a alimentação da diabete tipo 1 e a diabete tipo 2?

Existem duas variações da doença: tipo 1 e tipo 2. Portanto o cardápio para diabéticos não será o mesmo para os dois tipos. Para ser mais fácil vamos primeiro entender qual a diferença entre elas:

Diabetes tipo 1

O tipo mais grave de diabetes ocorrer, normalmente, ainda quando criança. O uso contínuo de insulina é obrigatório para regular o índice glicêmico. Basicamente a pessoa que possui esse tipo de diabetes necessita de acompanhamento de nutricionista e endocrinologista por toda a vida. Por ser mais difícil de controlar, as porções de alimentos são muito controladas. 

Diabetes tipo 2

O tipo mais comum pode surgir na fase adulta, consequência da má alimentação, falta de exercícios físicos e excesso de peso. Pode surgir também após a gravidez. É mais fácil de controlar desde que haja um compromisso com alimentação saudável. 

Alimentos que contenham fibras e proteínas são a base alimentar para um diabético do tipo 2:

  • Gorduras boas: óleo de coco, azeite de oliva
  • Leguminosas: lentilha, feijão, grão de bico
  • Carnes: deixe de lado toda e qualquer carne processada, como bacon, presunto e salsicha
  • Frutas: uma porção por dia, de qualquer fruta
  • Grãos integrais: arroz integral, aveia, farinha de trigo integral
  • Gorduras boas: óleo de coco, azeite de oliva
  • Leite e derivados: os leites devem ser desnatados e os iogurtes sem adição de açúcar. Prefira os queijos brancos
  • Legumes: aqui cabe ressaltar que batata, batata doce e aipim tem alta concentração de açúcar e por isso devem ser evitados

Pessoas portadoras de diabetes tipo 2 devem evitar alimentos com: açúcar, bebidas alcoólicas e bebidas açucaradas. É muito importante ler os rótulos dos alimentos antes de levá-los para casa. 

Planejamento alimentar: cardápio para diabéticos 

Com base nos alimento que podem constar na dieta de uma pessoa com diabetes, preparamos um cardápio para diabéticos de três dias, para que você possa adaptar para sua realidade. Lembre-se de variar bastante as refeições. Você pode repetir no jantar o que comeu no almoço, ou simplesmente montar seu próprio cardápio, o importante é estar atenta ao que cada produto contém. 


1º dia2º dia3º dia 
Café da manhãPão integral (2 fatias) +Queijo branco +Café com leite desnatado 
Bolacha integral (2 unidades) +Leite desnatado com adoçante +1 fatia de melão1 iogurte natural + 1 fatia de pão integral com queijo
Lanche da manhãMangaIogurte sem açúcarFatia de mamão
Almoço e JantarArroz Integral (2 colheres de sopa) +Repolho refogado + Carne magra assada ou grelhada
Peixe ao forno com azeite, batata e legumesArroz Integral (2 colheres de sopa) +Abobrinha refogada +Filé de peixe grelhado
Lanche da tardeMingau de aveia com adoçante 1 fatia de bolo de maçã com massa integral2 bolachas de água e sal + 1 iogurte natural sem açúcar

Montar um cardápio para diabéticos pode ser uma tarefa um pouco mais difícil para quem descobriu a doença a pouco tempo. Um nutricionista ou endocrinologista podem passar uma dieta com base nos alimentos que contenham mais fibra e proteína, além de adicionarem gordura boa. Sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer tipo de alteração na sua dieta alimentar.

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