O que é caspa no rosto: origem, causa e tratamento

0
483

O que é caspa no rosto: origem, causa e tratamento

Quem sofre com a dermatite seborréica sabe o quão embaraçoso pode ser. Agora imagine caspa no rosto. Sim, para piorar a situação da dermatite no couro cabeludo, ela pode se entender para o rosto, causando sérios problemas, inclusive de auto estima. Algumas pessoas apresentam pele seca no contorno da boca, sobrancelhas e ao lado do nariz. A má notícia é que isso pode ser caspa no rosto e não apenas falta de hidratação. Conheça mais sobre essa doença e como é possível tratar o problema. 

O que causa a caspa no rosto

Existe uma boa notícia para quem apresenta caspa no rosto: assim como a caspa no couro cabeludo, ela não é contagiosa. Portanto nada de se preocupar com isso, pode abraçar e beijar a pessoa normalmente. A dermatite seborréica é, na verdade, uma inflamação na pele e não está ligada a falta de higiene, como muitas pessoas especulam. 

Ainda não existe uma explicação consistente sobre o surgimento da caspa, seja no couro cabeludo, rosto ou orelhas. Na verdade ela pode surgir porque questões genéticas ou apenas piorar com hábitos não saudáveis, como banhos muito quentes, uso de produtos muito abrasivos, estresse causado pelo dia-a-dia e uso de alguns cosméticos que causem descamação e alergia. 

O conselho geral, para não agravar a caspa no rosto, é que a limpeza seja feita com produtos sem álcool, sem abrasivos, sem sabão. O melhor mesmo é tratar com algodão úmido. Caso você sofra com dermatite seborréica e apresente sinais tais como:

  • Descamação dos lados das narinas, 
  • Descamação nas sobrancelhas, 
  • Descamação na zona das bochechas (apresenta também vermelhidão),
  • Descamação e pele mais grossa na região das orelhas,
  • Costas ou colo mais oleosos e apresentando sinais de acnes, 

Você deve procurar imediatamente um dermatologista para iniciar o tratamento. Ainda não é possível acabar completamente com o problema, mas ele pode ser tratado e controlado.

Como tratar a caspa no rosto

A caspa no rosto merece atenção especial, pois pode causar muitos constrangimentos desnecessários ao hospedeiro do problema. A aparência da pele fica escamosa e parece haver sujeira na superfície, o que pode levar a pessoa a isolar-se. O ideal é ao perceber o problema, buscar ajuda médica para averiguar em que grau está a caspa. 

Para tentar diminuir o problema você pode utilizar tratamentos como:

  • Utilize produtos não comedogênicos, esse tipo de produto hidrata a pele, sem obstruir os poros. O mercado dos cosméticos oferece muitas opções nesse sentido, 
  • Lave o rosto com sabão neutro e sem perfume. Qualquer tipo de perfume pode agravar a situação. Lembre-se que sua pele está com um processo inflamatório, 
  • Em alguns casos, pode lavar o rosto apenas com gel de limpeza que não possua sabão ou álcool, sempre tomando o cuidado para não agredir a pele,
  • Evite banhos com água muito quente, 
  • Utilize óleos essenciais para acalmar as escamas. Óleo de coco e azeite de oliva poder ser aplicados com a ajuda de um algodão sem esfregar. 

 

A caspa no rosto pode ser tratada, desde que identificada. O tratamento costuma demorar algum tempo para dar resultado, portanto buscar por tratamento dermatológico assim que suspeitar que está sofrendo com o problema, é essencial. Outro cuidado importante é o shampoo utilizado no couro cabeludo. Tente utilizar fórmulas naturais e sem perfume. Mesmo que você não utilize o produto no rosto, ele pode escorrer durante o banho e piorar o problema.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here