O que causa a depressão: a saúde mental no Brasil

0
373

O que causa a depressão: a saúde mental no Brasil

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão. Estudos apontam o que causa a depressão de maneira ampla, no entanto aprofundada, no sentido de desvendar as causas de uma doença que pode levar à morte. Segundo estudos o Brasil ocupa o 1º lugar de pessoas com depressão na América Latina. Segundo a Organização Pan Americana de Saúde a “depressão é um transtorno mental comum, caracterizado por tristeza persistente e uma perda de interesse por atividades que as pessoas normalmente gostam, acompanhadas por uma incapacidade de realizar atividades diárias por 14 dias ou mais”. Você pode conferir a seguir o que causa a depressão, segundo pesquisas, para lhe ajudar a identificar os sintomas, reunimos as 7 situações mais comuns que desencadeiam a depressão.

O que causa a depressão: 7 causas mais comuns

Existem muitas razões para uma pessoa estar deprimida. Pesquisadores e médicos têm trabalhado muito para identificar o que causa a depressão e maneiras como tratar a doença. No entanto não existem respostas para todas as causas. Nesse sentido reunimos 7 causas mais comuns da depressão para que você possa se ajudar ou ajudar a um amigo.

1 – Hormonios femininos

As mulheres são diagnosticadas com depressão duas vezes mais do que os homens, segundo pesquisas. Os anos reprodutivos das mulheres são os que mais apresentam picos depressivos, os transtornos depressivos costumam aparecer nos períodos menstruais, após o parto, (conhecido como depressão pós parto) e um pouco antes da menopausa. Registra-se também que após a entrada na menopausa esse índice diminui. Portanto, acredita-se ser uma doença ligada aos fatores hormonais femininos.

2 – Desequilíbrio químico cerebral

Neurotransmissores são substâncias químicas que auxiliam diferentes áreas do nosso cérebro a se comunicarem entre si. Há vezes em que alguns neurotransmissores estão em falta, isso pode levar aos sintomas do que os cientistas chamam de depressão clínica. Acredita-se portanto que a depressão pode ser causada pela irregularidade no trabalho desses neurotransmissores.

3 – Distúrbio do ritmo circadiano

Você alguma vez já ouviu falar que pessoas que moram em lugares frios e com pouco sol sofrem de depressão? A má notícia é que isso pode ser verdade. Acredita-se que é causado por um distúrbio no ritmo circadiano normal do corpo. A luz natural que nosso olho recebe influência esse ritmo. Durante os dias de pouca luz, no inverno, por exemplo, quando as pessoas passam um tempo limitado ao sol esse ritmo pode se desregular levando à depressão.

4 – Dieta pobre em vitaminas e minerais

Alimentar-se de forma rica em vitaminas e minerais pode ser uma saída para não correr o risco de ficar depressivo. Ao não receber minerais e vitaminas o corpo  pode começar a passar por um episódio de depressão. Além disso, dietas ricas em açúcar são associadas à depressão.

5 – Fatores genéticos

Os pesquisadores ainda não têm a certeza sobre todos os fatores de risco genéticos para adquirir a doença depressão. No entanto, a maioria dos pesquisadores suspeitam que ter pais ou irmãos com depressão apresenta um fator de risco.

6 – Perdas e luto

Ao perder uma pessoa querida, as pessoas passam a experimentar o luto. O luto muitas vezes se apresenta com alguns dos sintomas de depressão. Perda de fazer atividades de rotina, dificuldade para dormir ou dormir demasiado, perda de apetite, são sintomas de depressão que podem aparecer no período de luto.

Suicídio: o que causa a depressão

O que causa a depressão? Muitas vezes a vontade de tirar a própria vida. A vulnerabilidade diante de tomadas de decisão, pressão social, fim de relacionamentos, entre tantos outros motivos levam ao desespero pessoal, o que causa a depressão muitas vezes. O Ministério da Saúde lançou a campanha Setembro Amarelo, mês em que se realizam ações de conscientização contra o suicídio. A linha de apoio foi ampliada e os profissionais capacitados para identificar casos de transtornos mentais avançados.

Agora que você já sabe o que causa a depressão, em algumas situações, poderá ajudar a um amigo ou a si mesmo. Caso você esteja se sentindo sozinho ou apresente algum desses sintomas procure orientação médica ou ligue para o Centro de Valorização da Vida 188 (ligação gratuita). Conseguir identificar as causas da depressão é o primeiro passo para a cura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here