Chá de funcho: conheça os benefícios

0
524

Chá de funcho: conheça os benefícios

Planta medicinal originária do Mediterrâneo, o funcho possui propriedades capazes de trazer inúmeros benefícios para o corpo humano. Sua ingestão por meio do chá de funcho tem diversas ações, entre elas a diurética, que ajuda no emagrecimento, a calmante, que diminui a ansiedade e a intestinal, que ajuda a regular o funcionamento do órgão.

Ferro, potássio, cálcio, cobre, sódio, zinco, fósforo, vitamina A, vitamina C e as vitaminas do complexo B (B3, B6 e B9), são apenas algumas das propriedades existentes no chá de funcho.  

Chá de funcho: principais benefícios 

A infusão de funcho pode trazer diversas melhorias para organismo e, consequentemente para o sistema imunológico no combate de doenças. Confira os principais benefícios:

Possui ação diurética

Por conter propriedades diuréticas, ele ajuda a diminuir a retenção de líquidos e auxilia no emagrecimento, eliminando os excessos do corpo. Acelera o metabolismo. 

Alivia problemas intestinais 

Ajuda no tratamento de problemas gastrointestinais e diminui a retenção de gases e as cólicas abdominais decorrentes do intestino. Combate a diarréia e flatulência, inclusive de bebês. 

Controla a hipoglicemia

Suas propriedades diuréticas são capazes de regularizar a quantidade de açúcar no sangue e ajuda a expelir o excesso desse açúcar.   

Aumenta a produção de leite em mulheres lactantes

Como tudo que a mãe ingere é passado para o bebê, convém verificar com o médico a liberação do uso. A infusão de funcho aumenta a produção de leite materno e, ao oferecer a amamentação ao bebê, ajuda no alívio de cólicas . 

Combate o mau hálito

Com ações antibactericida, ele ajuda a eliminar o mau hálito da boca. 

Serve como calmante natural

Indicado para quem sofre de problemas de insônia, estresse e ansiedade, ele possui o efeito calmante. 

Alivia as fortes dores da cólica menstrual

Ao relaxar os músculos, a infusão de funcho ajuda a diminuir as dores do ciclo menstrual e o inchaço comum nesses períodos. 

Reduz o colesterol

Ao ajudar a eliminar as toxinas do organismo, ele reduz o colesterol mau, chamado LDL. 

Combate a anemia

O alto teor de ferro presente na planta medicinal é útil para quem sofre de anemia e precisa da reposição desse mineral no corpo. 

Auxilia nas dores do corpo 

Com propriedades anti-inflamatórias, o chá ajuda a aliviar as dores, principalmente de quem possui doenças autoimunes como artrite reumatóide e artrose. Em caso de ferimentos, convém fazer compressas do chá em cima do corte para combater possíveis inflamações.  

Como preparar o chá de funcho?

Para a preparação do chá o ideal é que sejam utilizadas as sementes da planta de funcho. No caso das folhas, é melhor o uso em tortas e bolos, por conta do seu aroma. Veja como é fácil a infusão do chá: 

Ingredientes: 

– 1 colher de sopa de sementes de funcho;

– 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo: Coloque as sementes na água e deixe tampado por 15 minutos para abafar. Após o descanso, coe e beba, logo em seguida. Para desfrutar dos benefícios do chá de funcho é sugerido ingerir de duas a três vezes por dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here