Chá de jasmim: conheça os benefícios e o modo de preparo

0
46

Chá de jasmim: conheça os benefícios e o modo de preparo 

Originária do oriente, a flor de jasmim possui uma beleza inigualável, com suas pétalas brancas e delicadas. O que muita gente não sabe é a força medicinal que o chá de jasmim produz. 

O chá de jasmim contém propriedades calmantes, digestivas, antibacterianas, analgésicas, antioxidantes e antiinflamatórias, sendo uma das infusões mais completas da natureza.  

Chá de jasmim: principais benefícios 

Suas pétalas não são apenas usadas para o chá de jasmim. Ela é muito utilizada também na aromaterapia e em cremes de massagem, por conta da sua composição e o cheiro adocicado e forte. Porém, para aproveitar o melhor que o jasmim tem a oferecer o melhor é abusar da infusão. Conheça seus principais benefícios:   

Fortalecimento do sistema imunológico

Impedindo a ação dos radicais livres por conta das catequinas e teaflavinas, antioxidantes naturais, o chá de jasmim ajuda a reforçar a imunidade. 

Antibacteriano natural 

Age como um antibiótico natural por conta das suas propriedades antibacterianas e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Ajuda na resistência contra úlcera e diarreia. Previne gripes e resfriados. 

Combate o câncer 

Por ser rico em antioxidante natural, o jasmim previne o câncer por causa do atraso na oxidação das células. 

Aliado da hipertensao

Quando o assunto é sistema sangüíneo, ele ajuda a prevenir problemas com o colesterol, mantendo os níveis de LDL mais baixos e combatendo o surgimento de problemas cardíacos. Reduz também as chances de acidentes vasculares cerebrais. 

Trabalha na circulação do sangue

Trombose, hipertensão arterial, coágulos e placas arteriais são algumas das doenças que chá ajuda a prevenir.

Equilibra a produção hormonal

Por isso trabalha diretamente no cérebro como agente calmante e antidepressivo natural, sendo muito utilizado na depressão pós parto e para quem tem dificuldade de dormir. Ajuda também durante o ciclo menstrual, quando a TPM resolve aparecer e causar irritabilidade emocional. Na menopausa, reduz os calores intenso provocados pela situação. 

Regula os níveis de glicose

E ajuda também na formação de insulina no corpo, reduzindo a possibilidade do desenvolvimento da diabetes. 

Diminui problemas do sistema cardiovascular

Controle da pressão, do risco de ataque cardíaco e de derrame. Essas são apenas algumas das vantagens de inserir a infusão do chá de jasmim na rotina.   

Auxilia no emagrecimento

Suas propriedades auxiliam na aceleração do metabolismo, oferecendo mais energia na hora da prática das atividades físicas. Com algumas xícaras de chá a queima de gordura estará garantida. 

Como preparar o chá de jasmim?

Ingredientes: 

– chá chinês: pode ser chá verde, chá vermelho, chá branco ou chá preto

– pétalas secas de jasmim

– 500 ml de água 

Modo de preparo:  Para a base do chá, escolha um da sua preferência, dentro dos mencionados na lista de ingredientes. Prepare a infusão normalmente e quando a água começar a ferver, acrescente as pétalas de jasmim. Deixe fervendo por cinco minutos e abafe com uma tampa. Após quinze minutos, coe e sirva morno. 

O ideal é que o chá de jasmim seja tomado duas vezes por dia, uma pela manhã e outra de noite, antes de dormir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here