14 dicas de chá para engravidar

0
235

14 dicas de chá para engravidar

A mulher que quer engravidar tem que ter em mente que isso não é tão fácil quanto parece. Aproximadamente 15% dos casais são inférteis. Além disso, engravidar só é possível em 60 vezes por ano, nos dias de ovulação e nos 4 dias imediatamente anteriores a ela. Por isso, ter relações sexuais frequentes nesses dias aumenta as suas chances de engravidar. 

A ovulação é o processo que acontece uma vez em cada ciclo menstrual, quando as alterações hormonais estimulam o ovário a liberar um óvulo. Só há gravidez quando um espermatozóide fertiliza o óvulo. O chá para engravidar pode ser um dos recursos para motivar a fertilização. Separamos aqui 14 dicas de chá para engravidar.

Tipos de chá para engravidar

Chá de urtiga

Considerado um dos melhores chás para engravidar pela capacidade anti-inflamatória do sistema reprodutor feminino, proporcionando melhores condições de fixação do óvulo. 

Ao mesmo tempo, a urtiga também é altamente abortiva. Deve ser suspensa assim que se confirmar a gravidez.

Modo de preparo:

Ferva 1 colher de sopa da erva em 1 litro de água. Deixe em infusão por 10 minutos e beba 2 a 3 xícaras de chá  por dia.

Chá de inhame

Rico em flavonoides com estrogênio e ácido fólico. Estimula a ovulação atuando na maturação dos folículos, melhora a viscosidade do muco cervical, facilita a gravidez em mulheres portadoras de síndrome dos ovários policísticos.

Modo de preparo:

Use as cascas de cinco inhames para cada litro de água e deixe ferver por cinco minutos. Deve-se tomar meio litro por dia durante 7 a 10 dias. O líquido tem maior efeito quando ingerido próximo ao período fértil.

Chá de salsaparrilha

Regula os hormônios sexuais tanto masculinos quanto femininos. É também um anti-inflamatório potente, agindo nas infecções do aparelho reprodutor.

Modo de preparo:

Ferver um litro de água com 3 colheres de sopa de salsaparrilha por 2 a 3 minutos.Tampar por 10 minutos. Beber duas a três xícaras de chá diariamente. Deve ser consumido durante 10 dias antes do período de ovulação.

Chá de dente de leão

Aumenta a circulação sanguínea, favorecendo a multiplicação dos óvulos e espessando o endométrio.

Modo de preparo:

Ferver 2 colheres de sopa de dente de leão em 1 litro de água.Tampe a panela por cerca de 10 minutos. Beber 3 xícaras por dia.

Chá de alecrim 

Aumenta a fertilidade masculina.

Modo de preparo:

Misture uma colher de sopa de ramos de alecrim em uma xícara de água fervente e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e beba 1 a 2 xícaras por dia.

Chá de crisântemo amarelo

Melhora a fertilidade feminina e masculina.

Modo de preparo:

Ferva  6 a 8 flores da planta seca em uma xícara de água de chá. Coar e consumir três vezes por dia.

Chá de pimenteiro selvagem ou vitex

Contém isovitexina, que atua no fortalecimento do endométrio para receber o embrião. Também ajuda mulheres com ovários policísticos a engravidar.

Modo de preparo:

Em 1 litro de água fervida, adicionar 3 colheres de sopa cheias da planta. Manter em fogo brando por apenas 1 minuto. Beber 3 xícaras do chá durante uma semana. Este chá deve ser consumido após a ovulação.

Chá de unha de gato

Age como antibiótico e anti-inflamatório, combatendo infecções ginecológicas. Acredita-se que a erva tem a capacidade de regredir miomas, que dificultam a gravidez.

Modo de preparo:

Coloque 1 litro de água fervida com uma colher de chá de folhas secas ou do pó moído. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Beber 1 xícara de chá 3 vezes ao dia. Deve ser consumido cerca de 10 dias antes do período fértil.

Chá de uxi amarelo

Mesmas propriedades do chá de unha de gato.

Mesmo modo de preparo também.

No caso de mioma, é necessário tomar meio litro de uxi amarelo de manhã e meio litro de unha  de gato à tarde.

Chá de mentrasto

Ajuda a limpar o útero pela sua ação anti-inflamatória.

Modo de preparo:

Ferver 5 g de folhas secas de mentrasto em 500 ml. Beber 2 a 3 vezes por dia. Deve ser tomado após a ovulação.

Chá de ginseng

Aumenta a circulação sanguínea no aparelho reprodutor.

Deve ser consumido a partir do primeiro dia do período até o início da ovulação. 

Misturas de chá para engravidar

Muitos chás misturados associam suas propriedades e, com isso, tornam-se mais eficientes para engravidar:

Chá de maçã, salsaparrilha e urtiga

Modo de preparo: 

2 colheres de sopa de maçã, 1 colher de sopa de urtiga, 1 colher de chá de salsaparrilha. Coloque tudo em meio litro de água já fervente e deixe esfriar. Tome até três vezes ao dia.

Chá de urtiga, alecrim, artemísia e cavalinha

Modo de preparo: 

1 colher de sopa de urtiga, 1 colher sopa de alecrim, 2 colheres de sopa de artemísia, 1 colher de sobremesa de cavalinha e meio litro de água. Tome sempre pela manhã e à noite. Deve ser consumido diariamente do 1° ao 14° dia do ciclo.

Chá de maçã, alcaçuz e vitex

Modo de preparo: 

1 colher de sopa de vitex, 1 colher de sobremesa de maçã, 1 colher de sobremesa de alcaçuz e 250 ml de água. Tome durante 6 ciclos ou até confirmar a gravidez, 250 ml por dia. Tomar do 1° ao 4° dia do ciclo. A partir do 15° dia, consuma o chá com apenas vitex e maca. Na segunda metade do ciclo, o alcaçuz não deve ser consumido, já que pode provocar aborto.

A eficácia dos diversos tipos de chá para engravidar não tem nenhuma comprovação científica, apesar dos inúmeros relatos de mulheres que conseguiram gestar fazendo uso deles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here