Cisto no rosto: guia rápido

0
1123

Cisto no rosto: guia rápido

 

É assim, ele sempre chega sem avisar. Assintomático, é bastante comum o surgimento de cisto no rosto causado pela proliferação de células na pele, Conhecido como cisto sebáceo, ele nada mais é do que o acúmulo de queratina dentro da pele.

 

Também chamado de milium, ele pode aparecer em outros locais dentro de qualquer outro tecido e também no couro cabeludo, em variados tamanhos, textura e coloração. Normalmente o cisto no rosto surge na cor normal da pele, mas também pode apresentar uma tonalidade esbranquiçada ou amarelada.

 

Cisto no rosto: informações importantes

 

O surgimento de um cisto na face muitas vezes acaba assustando, mas geralmente sua condição é benigna e não cancerosa. Confira abaixo algumas perguntas e respostas sobre o tema:

 

Quais as causas principais do surgimento de um cisto?

Eles são causados pelo aumento de células da pele que produzem a queratina, o que acaba criando uma formação de nódulo que pode ser mais duro, flutuante ou elástico.

 

Quais são os sintomas de um cisto?

Ele não costuma apresentar quaisquer sintomas ou mesmo dor. É possível conviver normalmente sem a retirada do cisto na face, pois normalmente eles não incomodam, porém por ser no rosto, muitas vezes existe o  desconforto estético.

 

Cisto pode crescer?

O crescimento pode ser lento e costuma ser sempre progressivo, pois ele não desaparece sozinho. Em caso de evolução rápida, convém procurar o quanto antes um médico dermatologista para avaliar os motivos e preparar a retirada.

Como é feito o diagnóstico?

Normalmente o profissional da saúde ao examinar a textura, tamanho e verificar os locais do surgimento da lesão já conseguem apresentar um diagnóstico, porém há casos onde é necessário realizar um exame de ultrassonografia para verificar o conteúdo interno.

 

Posso tentar retirar sozinha em casa?

É importante não apertar, para que não haja uma inflamação, o que poderá ocasionar dores e vermelhidão no local. Não tente retirar o cisto no rosto de maneira independente em casa. As mãos não higienizadas ou o uso de instrumentos não esterilizados podem oferecer riscos à saúde e ocasionar infecções, além do risco de deixar uma cicatriz permanente na face.

O que fazer se ele estiver inflamado?

Se o cisto inflamar antes da consulta médica, vale a pena preparar uma compressa de água quente e aplicar no local, com a finalidade de diminuir a dor.

 

Como retirar o cisto no rosto?

Apresentando o histórico a um médico dermatologista, ele poderá avaliar com cautela a melhor maneira da retirada do cisto no rosto. Se a lesão não estiver inflamada, o procedimento poderá ser realizado o quanto antes, existindo a possibilidade de ser executado mesmo no consultório.

Uma pequena incisão é realizada com um instrumento pontiagudo para que o conteúdo interno possa ser retirado, com uma punção.

Quais cuidados devo tomar depois da retirada?

Os cuidados pós-procedimento costumam envolver pomadas para cicatrização e curativos para evitar infecção. É importante também evitar o contato com a mão e o local, até o fechamento total da lesão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here