Como acelerar o trabalho de parto de forma natural

0
185

Como acelerar o trabalho de parto de forma natural

 

As futuras mamães já sabem que a chegada do bebê está prevista entre 37 a 40 semanas de gestação, mas muitas buscam informações sobre como acelerar o trabalho de parto, seja por ansiedade, cansaço ou até mesmo para evitar uma cesárea.

O bebê geralmente sabe a hora de nascer e a natureza se encarrega disso, mas para quem não aguenta mais esperar, veja aqui algumas dicas populares sobre como acelerar o trabalho de parto de forma natural.

Vale ressaltar que você não deve por nenhuma dessas instruções em prática sem antes perguntar a seu médico obstetra, pois é ele quem acompanha a sua gravidez e sabe o que pode ser melhor para você e para o bebê.

1. Caminhar para encaixar o bebê

 

Se o seu médico te liberar para fazer atividades físicas, como caminhadas leves, aproveite, pois esse é um método antigo e mostra alguma eficácia em induzir o trabalho de parto. O movimento que é feito pelo quadril enquanto você anda pode ajudar a encaixar o bebê para o parto que está chegando. Além disso te ajudará a se distrair e fazer um exercício saudável e de baixo impacto. Em algumas maternidades é comum ver as parturientes se movimentando de um lado a outro para ajudar também na dilatação vaginal e a diminuir as dores. Se você gosta desse tipo de atividade física, pode fazer todos os dias caminhadas leves de 30 minutos por algum lugar bonito, passear pelo shopping com uma amiga, fazer umas comprinhas para o bebê, enfim, se movimentar como preferir.

2. Dançar para aumentar a dilatação

 

É muito comum médicos e doulas permitirem que as grávidas dancem um pouco no quarto do hospital, para ajudar na dilatação. Não acredita? Há diversos vídeos na internet mostrando essa atividade, que é mais comum do que se possa imaginar. Tem como acelerar o trabalho de parto de maneira mais divertida?

O médico ginecologista e obstetra Fernando Guedes Cunha ficou famoso nas redes sociais por sempre dançar com suas pacientes durante o trabalho de parto. Não é fantástico? Você pode vê-lo em ação no vídeo abaixo:

https://youtu.be/NSCkGEmTKfQ

3. Como acelerar o trabalho de parto: Faça sexo

 

Se seu médico também liberou as relações sexuais durante toda a gravidez, agora você tem mais um motivo para gozar desse benefício. Os estímulos sexuais e o sexo em si estimulam a produção da oxitocina, também conhecida como Hormônio do Amor, que é um dos principais hormônios utilizados pelo corpo para facilitar o parto e a amamentação. Os orgasmos, por sua vez, estimulam as contrações uterinas, é como acelerar o trabalho de parto de forma natural.

4. Evitar o estresse ajuda na hora do parto

 

Pode parecer uma dica já batida, mas há comprovação científica. Quanto mais relaxada e segura você estiver se sentindo, melhor será na hora do parto. Isso porque quando relaxamos, damos risada e nos distraímos com coisas boas há maior liberação de endorfina, que é um analgésico natural do corpo, e pode até ajudar a mãe a dar à luz sozinha. Já quando sentimos medo, raiva ou nervoso há liberação de adrenalina, e essa já não faz tão bem para as grávidas.

Sabe o que também estimula a liberação de endorfina? As outras três dicas acima: caminhar, dançar e fazer amor.

 

Ou seja, se você é uma grávida saudável, que está liberada pelo seu médico a pôr em prática as dicas aqui descritas, aproveite seus últimos momentos com essa barriguinha para fazer atividades prazerosas, relaxar e se preparar para acelerar o trabalho de parto da maneira que mais lhe agradar.

Se você conhece alguma outra futura mãe que precisa conhecer essas dicas e saber como acelerar o trabalho de parto compartilhe este texto com ela.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here