Aprenda como contar as semanas de gravidez

0
479

Aprenda como contar as semanas de gravidez

 

Uma das coisas que deixa todo mundo confuso em relação à gestação é o tempo. Ou melhor, a idade do feto. Hoje vamos explicar como contar as semanas de gravidez, e porque os médicos baseiam-se em semanas, e não em meses.

O primeiro passo para saber como contar as semanas de gravidez é saber a data de início da última menstruação. Continue acompanhando para entender melhor do que estamos falando.

 

DUM: Data da Última Menstruação e as semanas de gravidez

 

A Data da Última Menstruação (DUM) é o dia em que a futura mãe menstruou pela última vez, aquele dia em que a menstruação chegou.

Vamos usar um exemplo fictício:

— Ana Luíza desconfiou que estava grávida, após perceber que sua menstruação estava atrasada. Fez um teste de gravidez [incluir o link do artigo teste de gravidez preço] e o resultado foi positivo, então marcou uma consulta com seu ginecologista para o dia 12 de março. Durante a consulta o médico lhe perguntou qual foi a data da última menstruação, ela verificou em um aplicativo no celular e afirmou que foi no dia 5 de fevereiro. Então o médico categoricamente afirma que ela está na sexta semana de gestação (em vez de dizer que ela está grávida de 1 mês e 7 dias).

Mas ela não engravidou no primeiro dia da menstruação, então por que contar dessa maneira? Porque é extremamente difícil saber o dia exato da concepção. Mesmo que Ana Luíza tivesse só uma relação sexual durante todo o mês de fevereiro, e soubesse a data exata dessa relação, o óvulo poderia ser fecundado naquele momento, ou até 7 dias depois. Isto é, enquanto o espermatozóide pode viver até 1 semana, o óvulo só permanece vivo durante 24 horas após a ovulação. É a natureza fazendo de tudo para que o espermatozóide encontre um óvulo para chamar de seu.

Se no caso de Ana Luíza, que só fez sexo uma vez naquele mês, é praticamente impossível dizer a data da concepção, imagine se ela tivesse relações todos os dias. E é por isso que começam a contar as semanas de gravidez a partir da DUM.

 

Como contar as semanas de gravidez a partir da DPP: Data Prevista para o Parto

 

Convencionalmente, um ciclo menstrual feminino completo dura 28 dias. Porém, a realidade é que o corpo feminino não funciona exatamente como um relógio, e há particularidades de um para outro. Há mulheres com ciclos de durações diferentes, como também as que têm ciclos irregulares. Então algumas podem perguntar:

— Tenho o ciclo menstrual desregulado, e nem sequer menstruo todos os meses, não sei dizer qual foi a Data da Última Menstruação, e também não sei como contar as semanas de gravidez.

Neste caso, o que vai determinar a idade gestacional é o ultrassom, a partir, entre outras coisas, do tamanho do bebê. O ultrassom também vai determinar a Data Prevista para o Parto (DPP). Você pode usar a DPP do primeiro ultrassom para tentar definir, sem muita exatidão, a DUM, conforme o cálculo a seguir:

Data Prevista para o Parto (DPP) – 40 semanas = Data da Última Menstruação (DUM) [seria possível desenhar uma fórmula aqui?]

Então na próxima vez em que algum outro profissional de saúde te perguntar a DUM você já tem uma resposta, não exata, mas embasada cientificamente.

 

Como converter as semanas de gravidez em meses

 

Outra dúvida comum é o porquê de os médicos contarem a idade gestacional em semanas, e não em meses. A resposta é simples: o feto se desenvolve em velocidades diferentes durante toda a gestação, e essa mudança pode ser radical de uma semana para outra, por isso a contagem em meses dificultaria o acompanhamento correto do desenvolvimento do bebê.

Agora que você já sabe como contar as semanas de gravidez, vamos ilustrar essa conversão em meses, já que a maioria das pessoas vai te perguntar: você está grávida de quantos meses?

SemanasMeses
1 a 4 semanas1 mês
5 a 8 semanas2 meses
9 a 12 semanas3 meses
13 a 16 semanas4 meses
17 a 20 semanas5 meses
21 a 24 semanas6 meses
25 a 28 semanas7 meses
29 a 32 semanas8 meses
33 a 36 semanas9 meses
37 a 40 semanas10 meses

 

Você pode achar estranho o fato de a gravidez chegar aos “10 meses” nesta tabela, mas não se preocupe, a gravidez ainda dura 9 meses. É que entre as semanas 1 e 4 não se utiliza a expressão “mês 0”.

 

Agora já explicamos como contar as semanas de gravidez e como convertê-las em meses. Você também pode compartilhar esse texto com outra mulher que tenha a mesma dúvida, ajudando assim a nossa comunidade a crescer, e a disseminar informação sobre nosso universo feminino.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here