Saiba como controlar a diabetes

0
257

Saiba como controlar a diabetes

 

A diabetes foi a sétima causa de mortes no mundo em 2016 de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Nesse ano, 1,6 milhão de mortes foram diretamente causadas pela doença. Controlar o excesso de glicose no sangue é essencial para que a doença não se desenvolva e não cause sérias complicações. Mas como controlar a diabetes?

 

O controle da diabetes é possível através de uma dieta saudável, a prática regular de atividade física e medicação, além da realização de exames e de tratamentos adequados para suas possíveis complicações.

 

A diabetes é uma doença que causa grande impacto econômico para os pacientes, as famílias e os governos. A Organização Pan-Americana da Saúde estima que as despesas de saúde causadas pela diabetes nas Américas totalizaram aproximadamente US$ 383 bilhões em 2014 e esse número deve aumentar para US$ 486 bilhões em 2040. Os custos médicos associados resultam do fato de ela ser uma doença complexa, que pode levar a complicações em vários órgãos e tecidos. A diabetes é a maior causa de cegueira, falência renal, ataques cardíacos e derrames no mundo.

Como controlar a diabetes mudando o estilo de vida

O principal fator de risco para diabetes tipo 2 é a obesidade. Uma dieta saudável e a prática regular de atividades físicas são medidas simples do dia-a-dia que podem ajudar muito na prevenção, no atraso da manifestação e no controle da diabetes tipo 2, que é desencadeada pelo uso ineficiente de insulina no corpo. A maioria dos diabéticos desenvolve este tipo da doença, caracterizada muitas vezes pelo excesso de peso corporal e o sedentarismo. Desta forma, manter um peso saudável e praticar quase todos os dias pelo menos 30 minutos de atividade física de moderada a intensa são formas de controlar a diabetes.

 

Além disso, para prevenir a diabetes tipo 2 e suas complicações, as pessoas devem seguir uma dieta equilibrada, rica em fibras, e diminuir a  ingestão de açúcar e gordura saturada.

 

Em muitos países das Américas, mais de 50% dos pacientes com diabetes não chegam a um controle glicêmico adequado de acordo com protocolos internacionais. Diabéticos devem evitar alimentos com altos índices glicêmicos porque aumentam rapidamente o nível de glicose no sangue e podem gerar picos de insulina. Isso pode ter como consequência várias complicações, como, por exemplo, a oxidação de vasos sanguíneos. Por isso, são recomendados alimentos com baixo índice glicêmico, como abacate, peixes de águas profundas (como atum, salmão e sardinha), aveia, amêndoas, chia, linhaça, farinhas funcionais, leguminosas e iogurtes sem gorduras.

 

Como controlar a diabetes: diagnóstico e tratamento

 

Um diagnóstico precoce pode ser feito através de um simples e barato teste de açúcar no sangue. O diabetes tipo 1, que geralmente começa na infância, exige o uso de insulina e o controle contínuo do nível de glicose no sangue.

 

Diabéticos tipo 2 também precisam de insulina, além de controle da pressão sanguínea, tratamento com medicamento oral e cuidados com os pés, que podem desenvolver complicações como neuropatia, doença vascular e ulceração.

Outras maneiras baratas de controlar a diabetes são a realização de exames para detectar retinopatia, que pode causar cegueira, e doenças no rim. O controle dos níveis de lipídio também são essenciais para regular os níveis de colesterol.

Como controlar a diabetes é uma questão que envolve uma série de práticas e uma mudança no estilo de vida. Seguir uma dieta saudável, praticar atividades física regularmente, manter um peso corporal normal, evitar o uso de tabaco, além de controlar os níveis de açúcar no sangue e realizar periodicamente exames para analisar a possibilidade de complicações geradas pela doença  são formas simples e baratas de controlar a diabetes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here