Veja como cuidar do umbigo do bebê

0
287

Veja como cuidar do umbigo do bebê

Veja os cuidados necessários para limpar e secar o umbigo do recém-nascido.

Tão logo o bebê sai da barriga, o cordão umbilical, responsável pela sua nutrição e oxigênio durante a gestação, é cortado, deixando um pedacinho – chamado de coto umbilical – ligado à barriga do bebê. É esse pedacinho que irá requerer alguns cuidados nos próximos dias, mas não se preocupe! Aprender como cuidar do umbigo do bebê não tem mistério.

Primeiro, saiba que cortar o cordão umbilical não dói nem causa desconforto ao recém-nascido quando é cortado. Esse pedacinho que fica, de cerca de três centímetros, vai ficar duro, preto e cair em média dentro de uma a três semanas. O que ficará no lugar será uma pequena ferida que irá cicatrizar em cerca de uma semana ou pouco mais que isso.

Como cuidar do umbigo do bebê

O umbigo do bebê precisa ser mantido limpo e seco para evitar a proliferação de fungos e bactérias. A recomendação médica indica passar um cotonete com álcool a 70%, facilmente encontrado em farmácias, no coto umbilical em todas as trocas de fralda.

Era comum enfaixar a barriga do bebê, mas hoje se sabe que é importante deixá-lo secar naturalmente e não colocar nada além da roupa por cima após ele estar bem seco. Prenda a fralda um pouco abaixo do umbigo para evitar o abafamento da região.

Outras dicas importantes para cuidar do coto umbilical são:

– Lave as mãos antes e depois de cuidar do umbigo e de toda troca de fralda;

– Levante o coto com uma das mãos, segurando-o com uma compressa, e use a outra mão para limpá-lo;

– Limpe o coto com água e bem pouco de sabão próprio para bebê caso ele fique sujo de cocô ou xixi. Depois, seque bem e passe o álcool.

Sinais de alerta do coto umbilical

Apesar dos cuidados, pode acontecer de alguma bactéria ou fungo se instalar no coto umbilical. Se isso acontecer, pode aparecer algum tipo de secreção amarelada parecida com pus e um cheiro desagradável. Se você perceber esse sintoma, sangue na fralda ou na roupinha que ficou em contato com o coto, ou o umbigo e a área em torno inchados ou vermelhos, procure seu pediatra para uma avaliação mais específica.

Após a queda do coto umbilical

Após a queda do coto, durante a cicatrização do umbigo, pode aparecer pequenas manchinhas de sangue na fralda ou na roupa que ficou em contato com a região, mas não se preocupe porque isso é normal. Continue secando e passando o cotonete com álcool em toda a troca de fralda pelo menos pelos próximos cinco dias. Se o sangramento aumentar ou se prolongar, aí vale falar com o médico.

Pode aparecer também um tipo de carne esponjosa na região. Se não tiver mau cheiro ou sinais de infecção, ela irá sumir logo. Se após o coto cair o umbigo ficar alto, pode ser sintoma de uma hérnia umbilical, comum em alguns bebês. Geralmente, elas somem sozinhas, mas é importante fazer um acompanhamento médico.

Essas são as principais dicas de como cuidar do umbigo do bebê, por isso, nada de colocar uma moeda em cima para “deixá-lo para dentro”, pois pode favorecer o aparecimento de infecções. Respeite o tempo do corpo do seu bebê, ele sabe o momento certo para tudo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here