Aprenda como dar banho no bebê

0
287

Aprenda como dar banho no bebê
Dar banho no bebê envolve algumas etapas, mas não tem mistério. Veja como preparar esse momento do dia.
A hora do banho é um momento que assusta muitas mães, especialmente as de primeira viagem. Mas aprender o jeito certo de como dar banho no bebê pode tornar esse um dos momentos mais agradáveis do dia de vocês dois, estimulando os sentidos do bebê e criando laços e boas memórias. Tenha atenção a essas dicas de segurança, prepare a banheira e partiu tomar banho!

Dicas importantes de como dar banho no bebê
O bebê pode tomar banho desde o primeiro dia de vida e todos os dias, mas isso não quer dizer que essa é a regra. O banho deixa o bebê relaxado e fresquinho nos dias quentes, mas nos primeiros meses não é necessário dar banho diariamente, especialmente durante o frio. Quando os bebês começam a engatinhar, aí sim é preciso dar banho com mais frequência.

O coto umbilical é uma das partes que mais causa medo, mas a água não provoca infecções ou complicações no local, pelo contrário, ela ajuda a limpar a ferida e no processo de cicatrização. A finalização é feita secando bem o coto aplicando álcool a 70º.

Em hipótese alguma, deixe o bebê sozinho durante o banho, ele pode se afogar em dois centímetros de água e em menos de um minuto. Prepare tudo com antecedência e ao alcance da mão para que você pegue sem esforço na hora do banho do bebê: toalhas, produtos de higiene, fralda e roupas limpas.

Os bebês, especialmente os recém-nascidos, ficam rapidamente com frio, por isso, mantenha o ambiente aquecido e não deixe seu filho muito tempo sem roupa.

1.Produtos certos
Lembre-se que a pele do bebê é muito sensível, por isso, outra dica fundamental de como dar banho no bebê é escolher os produtos adequados e usar a quantidade certa. Não é preciso muito, um pouquinho de sabonete já é suficiente para a higiene diária.

Use a mão que está livre para ensaboar o bebê, massageando bem todo o corpo, incluindo as dobrinhas. O rosto deve ser lavado só com água morna.

2.Como usar a banheira
A banheira deve ser colocada em um local fixo e numa altura que seja confortável para quem vai dar o banho.

3.Temperatura da água
O que está bom para você pode ser quente ou frio demais para dar banho no neném. O ideal é deixar a água morna, entre 37 e 38 graus. Você pode usar um termômetro para perceber a temperatura da água ou usar o cotovelo ou as costas das mãos para saber se está bom.

Não coloque o bebê na banheira enquanto ela está enchendo, pois isso pode alterar a temperatura da água ou deixar a banheira mais cheia do que é necessário.

Outra dica importante de como dar banho no bebê é colocar primeiro a água fria na banheira e depois misturar a água quente, mexendo com a mão para evitar que um lado fique mais quente ou mais frio que o outro.

Não é preciso ferver a água do banho, a menos que seja água de poço ou que você não tenha certeza da procedência.

4.Posição do bebê na banheira
Coloque cerca de dez dedos de água para dar banho em recém-nascidos e bebês de até seis meses, ou o suficiente para deixá-lo com água até os ombros. Passe o braço por detrás das costas do bebê, de modo que sua mão alcance o ombro do lado oposto do neném e a cabecinha descanse no seu antebraço. Segure-o pela axila e jamais solte durante o banho.

Para lavar as costas e o bumbum, apoie o pequeno no outro braço. Se o bebê já consegue ficar sentado, coloque água até um pouco acima da linha da cintura e jamais deixe-o ficar de pé na banheira.

5.Após o banho
Logo após dar banho no bebê, seque imediatamente a cabeça do bebê e o envolva numa toalha com capuz, secando bem sua pele, inclusive as dobrinhas, mas sem esfregar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here