Como esfoliar o rosto: cuidados e receitas caseiras

0
165

Como esfoliar o rosto: cuidados e receitas caseiras

 

Oleosa, mista, normal ou seca: não importa! Saber como esfoliar o rosto, independente do tipo de pele, é o segredo para conseguir manter a cútis sempre saudável.

Isso porque o procedimento consegue remover as células mortas da primeira camada de derme, oferecendo um rosto mais limpo e macio, com um aspecto muito melhor.

 

Como esfoliar o rosto? Principais cuidados

 

A escolha de um bom esfoliante para o rosto é tarefa fundamental na hora de cuidar da pele, lembrando que cada parte do corpo possui necessidades específicas.  No caso de produtos industrializados é recomendado que atente-se para alguns detalhes: as substâncias específicas para o rosto costumam ter grãos mais suaves que não agridem a pele, enquanto os produtos próprios para o corpo contém partículas mais grossas.

 

É preciso também ter atenção ao utilizar a técnica de esfoliação no rosto para quem possui acne, já que uma pressão em alguma inflamação ou espinha lesionada pode piorar o quadro.

 

Confira o passo a passo:

 

1 passo – Lave a pele do rosto com água fria e um sabonete de sua preferência. Não seque;

2 passo – Com as mãos, aplique o creme esfoliante da testa até a região das bochechas, tomando cuidado com os olhos;

 

3 passo – Faça movimentos circulares com as pontas dos dedos, auxiliando o atrito entre a derme e as partículas;

 

4 passo – Tire o produto com água fria e seque o rosto delicadamente com uma toalha. Depois, use um creme hidratante compatível com o seu tipo de pele e também protetor solar.  

 

Como esfoliar o rosto: receitas caseiras

 

As receitas caseiras de esfoliantes auxiliam a retirar as células mortas da cútis, o que consequentemente, clareia a pele. Não agem com tanta profundidade igual cremes e géis industrializados, porém são bem mais baratos. Conheça algumas delas:

1 – Açúcar e mel

 

1 colher de açúcar granulado (sopa)

1/2 colher de mel (sopa)

 

Modo de preparo e uso: Misture bem todos os ingredientes até criar uma massa consistente. Aplique com as mãos no rosto e no pescoço, fazendo movimentos circulares com os dedos por 5 minutos. Deixe a massa relaxando no rosto por mais 10 minutos e depois retire com água fria. O ideal é repetir a receita em dias intercalados, para melhores resultados.

2 – Bicarbonato de sódio

 

1 colher de bicarbonato de sódio (sal)

1 colher de creme de limpeza facial (sopa)

 

Modo de preparo e uso: Misture os ingredientes até formar uma pasta. Aplique no rosto massageando por 3 minutos e depois, deixe agir por mais 10 minutos. Após esse procedimento, lave bem o rosto, retirando toda a composição.

3 – Leite de magnésia

 

1 colher de leite de magnésia (sopa)

1 colher de açúcar (sopa)

 

Modo de preparo e uso:  Misture os ingredientes e passe o conteúdo no rosto, com as mãos em  movimentos circulares. Depois, enxágue com água seque suavemente com uma toalha felpuda. Passe depois um hidratante facial.

4 – Café

 

1 colher de pó de café (sopa)

1 colher de azeite de oliva (sopa)

 

Modo de preparo e uso: Faça uma mistura com os ingredientes até formar uma pasta. Passe pelo rosto por 3 minutos, com a ajuda das mãos, de maneira suave para que os pequenos grãos não agrida a pele. Deixe descansar por mais 10 minutos e só depois retire a composição, passando logo em seguida o hidratante de sua preferência.

 

No processo de como esfoliar o rosto é preciso se atentar a alguns detalhes: é recomendável uma certa pausa no tratamento, pois o procedimento contínuo pode machucar a derme. Normalmente pessoas com peles normais podem fazer uma vez na semana, enquanto quem possui pele oleosa, preferencialmente deve repetir o procedimento a cada quinze dias.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here